Inclusão social

Coordenadora de Direitos Humanos representa Picos em evento nacional

CCOM / terça-feira, 22 outubro , 2019

 

Roberto Oliveira

 

A coordenadora de Direitos Humanos de Picos, Jovana Cardoso, irá representar o município no Encontro Nacional de Ações Afirmativas dos Municípios Para as Minorias no Rio Grande do Sul. O objetivo é falar de políticas afirmativas de inclusão para as minorias.

 

Jovana Cardoso, coordenadora de Direitos Humanos de Picos

 

O evento reúne órgãos de peso no cenário mundial quando de questões voltadas para políticas públicas de inclusão social como a Organização das Nações Unidas e Organização dos Estados Americanos, além de representações nacionais de minorias.

“É o momento em que o mundo estará presente para ouvir o que os municípios brasileiros têm feito para a promoção da cidadania das pessoas, independente de qualquer coisa”, explica a gestora.

Os municípios participantes são selecionados mediante sua luta e representação de políticas de direitos afirmativos voltados para a inclusão das minorias.

Nesse sentido, o município picoense está na vanguarda por ser o segundo no país a ter Lei específica que garante os direitos das minorias e promoção de políticas afirmativas, ficando atrás apenas de Juiz de Fora em Minas Gerais.

Investir em Direitos Humanos

Explica Jovana Cardoso que o investimento em direitos humanos não se resume apenas na criação de políticas nesse sentido, mas em todas as ações que venham contribuir para a manutenção da vida em sociedade. Ou seja, os gestores devem promover o bem estar de sua população garantindo bens fundamentais inerentes à pessoa humana.

“Na verdade, quando se constrói uma praça por exemplo, é um investimento em direitos humanos pois isso garante o direito de ir e vir, direito ao lazer, direito à confraternização. Então isso tudo são direitos humanos”. Analisa a coordenadora.

O Encontro Nacional de Ações Afirmativas dos Municípios para as Minorias acontece entre os dias 28 e 31 deste mês na cidade de Tapes, Rio Grande do Sul.