CTA

CTA de Picos implanta medicamento de Pré-Exposição ao HIV

CCOM / sexta-feira, 14 junho , 2019

Por: Kelly Lorenna

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos implantou no dia 10 de junho A PrEP, que é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. O medicamento possibilita a prevenção da doença para pessoas que ainda não foram expostas ao vírus.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A PrEP consiste no uso diário de dois antirretrovirais: o Tenofovir o Emtricitabina, os dois em um único comprimido. Ele é de uso diário e contínuo. Para tomar o medicamento, a pessoa deve se dirigir ao CTA para uma avaliação médica e a partir de anamnese e exames clínicos saber se está apta ou não para fazer a PrEP.

 “O procedimento é aberto para todo público, mas nós priorizamos os grupos que são mais prevalentes, que são as pessoas trans, pessoas que têm repetidas vezes infecções sexualmente transmissíveis, pessoas que fazem a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e parceiros de soros diferentes”, disse a Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.

Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.

Segundo a Coordenadora do CTA, a PrEP tem mais de 90% de eficácia e começa agir no organismo de 7 a 20 dias. Também é importante frisar que a medicação não tem contraindicação e os efeitos adversos são mínimos, e quando surgem eles tendem a acabar com o passar do tempo.

Para passar pela avaliação médica, o usuário precisa levar somente o cartão do SUS e identidade. Como é uma prevenção, o atendimento deve ser agendado. Os agendamentos acontecem todas as segundas-feiras, das 07h ás 13h.