Lazer

Prefeitura de Picos Realiza 4° edição do Passeio Ciclístico em Picos

CCOM / domingo, 9 dezembro , 2018

Com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio viável de transporte local, assim como promover a prática desse tipo de esporte na cidade picoense e também como recurso saudável de vida, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou na manhã deste domingo, 9 de dezembro, o 4º Passeio Ciclístico local. O evento integra a programação do 128º aniversário da cidade.

A saída aconteceu às 7:30 horas na sede da Secretaria de Meio Ambiente, passando pela Praça Félix Pacheco, Avenida Getúlio Vargas em direção ao bairro Ipueiras até chegar na Avenida Beira Rio, onde os participantes como ato final fizeram o plantio de algumas árvores e puderam saborear um lanche oferecido pela Semam. O vento contou com a a participação de mais de 130 inscritos, incluindo: crianças, adolescentes, jovens, atletas profissionais e idosos.

Para engenheiro Agronômico, Alan Michel a passeio ciclístico é um meio de incentivar a prática de esporte na cidade. ” o passeio ciclístico é muito importante porque incentiva o esporte local, dá um respaldo para secretaria de meio ambiente e a prefeitura que estão de parabéns em dá apoio aos ciclistas. Hoje sol está colaborando com uma temperatura agradável para fazer o esporte e contemplar o meio ambiente”, disse Agrônomo.

” O ciclismo como estamos vendo , vem o casal, vem o filho de dois anos na cadeirinha, vem o senhor de 72 anos que pedala com a gente. Eu faço esse trabalho todas terças e quintas a gente tem pedal saindo da Omega Bike, o pessoal até me pergunta se paga alguma coisa, só precisa ter sua bicicleta. O que exijo é o capacete, porque é um equipamento de segurança e não pode andar sem ele”, comentou o empresário Erasmo Albano, proprietário e sócio da Loja Omega Bike.

A secretária de meio Ambiente, Maria Santana esteve presente no passeio ciclístico e destacou a importância do evento para cidade:” O evento é muito importante porque a bicicleta é um meio de transporte pouco usado na nossa região devido a nosso clima, mas que a cada dia aqui na cidade de Picos cresce o número de pessoas adeptas a esse esporte, faz bem para saúde diretamente para físico, e também para o meio ambiente que evita a poluição trazendo benefícios para população. Para a gente é muito importante realizar esse evento. Nós queremos agradecer a equipe da Omega Bike que deu total apoio, participando trazendo sua equipe,realizando inscrições, e também agradecer a cada um que acordou cedo e veio pedalar”.

De acordo com a educadora ambiental, Ruthy Costa, a iniciativa da secretaria tem como objetivo estimular as pessoas para a redução do uso de veículos automotores, e que eles possam usar veículos alternativos em dias específicos. ” Objetivo da gente é dispersar nas pessoas uma consciência ambiental, principalmente na mudanças de hábitos, usar menos o carro e a moto, a gente tem hoje uma dependência muito grande. até mesmo pelas distância que temos que percorrer, mas temos o dever de estimular as pessoas pelo menos no final de semana tirar um dia para andar de bicicleta”, explicou a educadora ambiental.

)

Confira a programação do 128º aniversário da cidade:

9 DE DEZEMBRO (DOMINGO)

16 horas : inauguração de salas no Piauí Shopping (visita e descerramento de placas) – Semtas

19 horas: culto em ação de graças pelo aniversário de Picos. Local: Primeira Igreja Batista de Picos.

10 DE DEZEMBRO (SEGUNDA)

9 horas: reforma Caps – Saúde

19 horas: missa em ação de graças pelo aniversário de Picos. Local: Catedral Nossa Senhora dos Remédios

11 DE DEZEMBRO (TERÇA)

9 horas: reforma Paim – Saúde

15 horas: sessão solene para entrega das medalhas de Honra ao Mérito Cidade Modelo. Entrega do Zona Azul Digital. Local: Câmara Municipal

18 horas: inauguração da iluminação pública Belo Norte

19h30min: final do Campeonato Picoense 2018

22 horas: shows na Avenida Beira Rio.