DIÁLOGO

Prefeitura e empresa discutem valor de passagem de ônibus

CCOM / quinta-feira, 29 outubro , 2015

Prefeito e procurador geral discutem com empresário funcionamento de ônibus.

REPORTAGEM: Fátima Miranda

Nesta quarta-feira (29), o Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima e o empresário Raimundo Filho, proprietário da linha de ônibus que explora a concessão de transporte público na cidade, se reuniram no Palácio Coelho Rodrigues a convite do chefe do Executivo Municipal, para encontrarem soluções para que o serviço continue sendo oferecido à população sem interrupção e com cada vez mais qualidade. O procurador Geral do Município José Neto Monteiro também participou do encontro.

Raimundo Filho já havia manifestado o desejo de entregar a concessão diante do alto custo de manutenção dos veículos, o que, segundo ele, seria impraticável diante do preço da passagem cobrado atualmente, de R$ 2,50.

“A empresa hoje passa por dificuldades e não consegue manter uma qualidade ao usuário, como por exemplo, por conta da situação das laterais das BR´s a gente não consegue trafegar satisfatoriamente para cumprir os horários como deveria ser feito, bem como a dificuldade de acesso a alguns pontos da cidade, mas já estão revendo isso, como o compromisso de restauração das ruas dentro do bairro Parque de Exposição para que possamos voltar a trafegar ali, e precisamos dar a mão à palmatória”, disse ele.

Raimundo Filho disse que outra preocupação da empresa é com a existência de muitos veículos clandestinos que também fazem o transporte de passageiros: “As vans fazem intercâmbio sem pagar taxas ou impostos e isso também já foi revisto com a Prefeitura, mas, o mais urgente, é a recuperação das BRs. O Prefeito nos pediu um tempo para reorganizar e adequar a malha viária de Picos e nos pediu compreensão. Nos próximos meses ele terá uma avaliação mais concreta nas mãos e voltaremos a conversar”, ressaltou o empresário.

O empresário disse ainda que acredita na gestão atual e no compromisso assumido pelo Prefeito em investir na pavimentação de ruas e avenidas, em especial no bairro Morada Nova, portanto, a linha para aquele bairro fica restabelecida a partir de hoje (29).

Padre Walmir explicou que acredita no diálogo como a melhor forma para  resolver a situação e evitar prejuízos à população. “Estávamos muito preocupados com a determinação da empresa em deixar de prestar o serviço, o que traria prejuízos imensos à população, em especial aos estudantes e trabalhadores que se utilizam dos ônibus diariamente, e conseguimos chegar a um denominador comum, ouvindo todos os lados envolvidos e contando com a boa-vontade do empresário Raimundo Filho que acolheu ao nosso chamamento e se dispôs a nos dar um tempo maior para resolver questões pontuais.”

Já o procurador Geral do Município, José Neto Monteiro, falou sobre a solicitação da empresa para que se faça um reajuste no valor da passagem do ônibus. “Essa solicitação foi formalizada em um documento, e nós, de imediato, ampliamos o diálogo. Chamamos os estudantes, sentamos e conversamos com eles. Com base em estudos de planilhas apresentadas pela empresa, com autorização legal, e com toda a sensibilidade do Padre Walmir, chegamos a um ponto comum que se pudesse oferecer e atender aos dois lados. Nós possuímos cerca de 62% de usuários estudantes e isso faz de Picos um caso diferenciado se comparado a outras cidades. De uma maneira muito serena posso afirmar que a empresa vai continuar oferecendo o serviço e nós vamos continuar fiscalizando para que se possa manter e ampliar a sua qualidade. O empresário Raimundo Filho entendeu o lado do município e dos estudantes”, pontuou.

A passagem de ônibus que custava R$2,50, passa, a partir de agora, a custar R$ 2,80.