Ativismo

Prefeitura organiza campanha pelo fim da violência contra as mulheres

CCOM / quinta-feira, 8 novembro , 2018

A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria Mulher, vai realizar a partir do dia 20 de novembro a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A solenidade de abertura será na segunda-feira (26), com o tema “a violência contra as mulheres, participação dos homens no enfrentamento”.

Mundialmente, os 16 dias de Ativismo inicia-se no dia 20 de novembro, data em que marca o dia internacional da não   violência contra a mulher. No Brasil, a programação acontece desde 2003, iniciando desde o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, para tratar da dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Serão 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher e o evento este ano Picos adere essa campanha mais uma vez, através de uma extensa programação, em parceria com órgãos públicos e entidade do movimento social.

PROGRAMAÇÃO DE 26 DE NOVEMBRO Á 10 DE DEZEMBRO DE 2018

Tema: a violência contra as mulheres, participação dos homens no enfrentamento

26/11– Abertura: ocupação da mídia, pelas entidades do movimento social.

Tema: a mulher negra e os espaços na sociedade atual.

28/11/ – a coordenadoria itinerante: bairro cidade de deus.

Tema: os tipos de violência contra a mulher conforme a lei maria da penha;

Palestrantes: dra. Maria Cecília – Promotora de Justiça da 1ª vara da comarca de Picos, e   Maria Oneide Fialho Rocha- Professora e Secretária de Planejamento de Picos.

Local: centro comunitário;

Horário: ás 19:00 horas

30/11/01/12 – ocupação da rádio cultura e da TV Picos: coordenadoria da mulher e as pastorais sociais, pastoral da juventude.

Tema: fatores que levam mulheres e jovens ao suicídio na cidade Picos

06/12 – Coordenadoria itinerante – Povoado   Altamira;

Tema; tipos de violências contra a mulher, e a participação masculina no seu enfrentamento

Palestrantes: Iohana Ingride de Carvalho Sá estagiária da defensoria e Patrick Alisson de Sousa – professor e escritor.

10/12 – (dia internacional dos direitos humanos) II fórum popular de mulheres de Picos – “círculo de conversa”

Tema; – a violência contra a mulher, os direitos humanos e a participação do homem no enfrentamento ã violência.

Local: câmara de vereadores de Picos

Horário:  de 8:30 ás 12:00 horas

Debatedores

dra. Joyciára Bernardes – á violência contra mulher e consequências;

Jovana Cardoso da silva: a mulher e os direitos humanos;

Jose Francisco do nascimento: a participação no enfrentamento à violência doméstica.