Conselho do Idoso

Reunião do Conselho do Idoso acontece nesta quinta-feira

CCOM / terça-feira, 12 novembro , 2019

Roberto Oliveira

Reunião do Conselho do Idoso de Picos acontece na próxima quinta-feira. O conselho discute em assembléia o que está sendo feito acerca de denúncias e maus tratos cometidos contra a população idosa do município. A intenção do órgão é resolver assuntos que envolvem o público idoso.

Zacarias Teixeira, presidente do Conselho do Idoso de Picos

“É uma reunião ordinária. Nos reunimos costumeiramente para tratarmos sobre o que foi realizado no mês atual e o que pode ser feito em diante acerca das denúncias de violência contra idosos do nosso município’, explica Zacarias Teixeira, presidente do referido Conselho.

As reuniões do Conselho Municipal do Idoso obedecem calendário estipulado anualmente e a uma programação de inciativas, onde as reuniões acorrem religiosamente na segunda sexta-feira de cada mês. Por conta do feriado de 15 de novembro, a reunião foi adiantada para a próxima quinta-feira dia 14.

Os assuntos discutidos são levados para a administração central do município onde serão tomadas as decisões, já que o referido Concelho não tem poder de decisão.

Após a reunião, o resultado das discussões será posto em relatório que mostrará aspetos básicos de denúncias de agressão contra o idoso na cidade de Picos para que os órgãos envolvidos possam tomar as decisões necessárias, no caso do Ministério Público.

“É um órgão fomentador de políticas da pessoa idosa. Nós cobramos da gestão a inserção de políticas que envolvam esse público na prática”, comenta Zacarias Teixeira.

Finalidades do Conselho

O Conselho Municipal do Idoso de Picos é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.

|Este Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas.

O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa..