Saúde realiza evento de abertura da campanha Outubro Rosa

CCOM / quarta-feira, 10 outubro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher realizou hoje a abertura oficial da Campanha do Outubro Rosa. O evento aconteceu na Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM). O evento reuniu populares e profissionais da Saúde.

Abertura da campanha Outubro Rosa na CLISAM

“Desde 2011 estou na CLISAM e tenho visto em todas as campanhas anteriores que as mulheres se conscientizam bem, elas procuram os serviços, elas vem para as palestras que são feitas semanalmente (educação continuada) e eu creio que surta nelas um efeito nem que seja visual”, disse a Enfermeira  Rhaylla Pio, palestrante do evento.

Foram abordados em torno do câncer de mama os assuntos sobre cuidados preventivos, fatores de risco e tratamento. Também foram enfocados o histórico, a prevenção, o diagnóstico e as formas de tratamento.

Abertura da campanha Outubro Rosa na CLISAM

“A expectativa é positiva, porque o Outubro Rosa é uma campanha de prevenção do câncer de mama e essas campanhas que vem juntamente com palestras e rodas de conversa servem para incentivar a população picoense a prevenir a doença”, disse a Coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher Ronilce Monteiro.

A CLISAM nao é porta de entrada do serviço, é um serviço especializado, ou seja, primeiro as mulheres devem procurar a Atenção Básica, que são os postos e lá o enfermeiro ou médico faz o encaminhamento para a clínica. O funcionamento é de segunda a sexta e conta com atendimentos médicos, de enfermagem, psicologia e ginecologia.

(Secretário Júnior Santos) Abertura da campanha Outubro Rosa na CLISAM

“A secretaria dá todo suporte para que nossos órgãos que cuidam da mulher, principalmente a picoense, se sensibilizem e eduquem para fazer a prevenção e o auto exame e procurar a secretaria para o atendimento futuro, caso ocorra algum problema a gente tomar as medidas cabíveis. O ideal é que se previna, para que venha evitar acontecer um mal maior”, disse o Secretário Municipal de Saúde Júnior Santos.

A CLISAM está localizada na Rua Marcos Parente, 590, Canto da Várzea- Picos.