Defesa Civil

Coordenador da Defesa Civil fala de projetos para o ano de 2019

CCOM / quinta-feira, 30 maio , 2019

Após quase um mês à frente da Coordenadoria da Defesa Civil de Picos, Coriolano Júnior comenta sobre suas expectativas diante da pasta para o ano em curso. De acordo com ele, a referida coordenadoria passa por uma espécie de reformulação estrutural, onde novos projetos administrativos e  ações estão sendo elaborados, seguindo calendário específico.

Coriolano Júnior, Coordenadoria da Defesa Civil de Picos.

“Minhas expectativas são positivas, tendo em vista o apoio irrestrito do prefeito Pe. Walmir Lima às nossas propostas e projetos. Tomamos posse com o objetivo de melhorar todo o conjunto de ações da Defesa Civil junto ao público picoense e o Pe. Walmir é o nosso grande apoiador”, explica o gestor.

Novos projetos

Visita às áreas de risco

Coriolano Júnior enumerou alguns projetos que pretende criar na Defesa Civil de Picos, visando sua melhora estrutural e operacional quando do atendimento às demandas locais. De acordo com o gestor, são projetos que visam atender o contexto que envolve as mais variadas situações, sejam elas oriundas de uma simples solicitação de visita de avaliação a um determinado local, ao pagamento de aluguel social àquele cidadão vitimado por um sinistro natural.

“A visita às áreas de risco da zona urbana local é um dos projetos de prevenção que pretendo colocar em prática o mais rápido possível. É necessário que façamos essas visitas periódicas, pois existem muitos moradores das encostas dos morros ameaçados de perder suas casas por conta de desabamentos ou outras intempéries naturais na cidade de Picos. Também iremos visitar os muros-de-arrimo e as galerias que estão sendo construídas e reformadas para termos a noção real do que se pode tomar de providências”, assinalou.

Operação Carro-Pipa

Coriolano Júnior destacou também a retomada do projeto ‘Carro-Pipa’, onde a inciativa busca atender as comunidades mais castigadas pela escassez de chuva. Disse ele que já fez contatos com autoridades do 3° BEC, no sentido de suprir as necessidades de água nas localidades mais castigadas pela falta do líquido no interior do município picoense.

“Nesse sentido, já conversamos com o responsável pela operação Carro-Pipa no 3° BEC para saber a possibilidade de reativá-la, visando atender as localidades mais secas como Chapada do Fio e outras com o mesmo problema de falta de água. São medidas de prevenção que podem auxiliar nossos populares. Assim, estaremos contribuindo e fazendo valer o papel da Defesa Civil”, avalia.

Defesa Civil

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Organizada com a participação da sociedade e do poder público, fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir todas as necessidades dos cidadãos. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais Contratado e voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:
Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis; preparação da população para os inevitáveis;
Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;

Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;

Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

Em Picos, a Coordenadoria da Defesa Civil está localizada no prédio do Centro Administrativo, na Avenida Airtom Sena, vizinho ao Colégio Vidal de Freitas, sempre de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Também está disponível o telefone do próprio coordenador para atender as pessoas que buscam informações ou solicitações: 9 9925 4000.