Agricultura familiar

Prefeitura inaugura rede de abastecimento em Chapadinha

CCOM / quinta-feira, 14 março , 2019

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com o Sisar, estará inaugurando uma rede de abastecimento de água na comunidade Chapadinha no próximo dia 16. A rede tem cerca de 1.800 metros de extensão e irá beneficiar pelo menos doze famílias.

“Esse projeto vai estimular a atividade agrícola naquela região. Considero que é uma obra que reflete a sensibilidade do prefeito Pe. Walmir Lima no que tange levar o desenvolvimento às localidades que necessitam”, comenta José Venâncio, secretário de agricultura local.

Impactos do projeto

Nesse sentido, explica José Venâncio que o referido projeto visa estimular as famílias da região do povoado Três Potes e adjacências a buscarem a agricultura familiar e promover assim seu desenvolvimento sustentável, devido a proximidade entre os povoados.

Promover o desenvolvimento sustentável da famílias.

Conta ainda que existe uma perspectiva de chegada de outras famílias, visando a atividade agrícola naquela região dos Três Potes por conta do advento da água. O referido projeto também será implantado em povoados como Fátima do Piauí, Colônia, comunidade Samambaia e Futuro.

“Estamos no estágio em que está sendo feito o termo de adesão, onde estão sendo colhidas as assinaturas dos interessados nessas comunidades. Estamos em conversação com as comunidades Saquinho, Bocolô, Lagoa dos Félix e Lagoa do Barro. Estamos conversando com as lideranças dessas comunidades para apresentarmos e explicarmos esse projeto.  Para a sua efetividade prática, contaremos com as parcerias da Prefeitura de Picos, Secretaria de Agricultura local e o Sisar”, esclarece José Venâncio.

Objetivo central do projeto

Com a chegada da água no modelo proposto pelo projeto aqui referido, a exploração da Agricultura Familiar será a base do desenvolvimento de cada comunidade atendida, onde obras como canteiros e hortas comunitárias poderão ser incrementados, gerando renda às famílias envolvidas.

O objetivo basilar desse projeto é o fomento à agricultura familiar.

“É um projeto grande que irá estimular significativamente a agricultura familiar, seja em forma de canteiros e hortas comunitárias, seja por meio de quintais produtivos. O objetivo basilar desse projeto é o fomento à agricultura familiar”, enfatiza José Venâncio.