Geração de renda

Programa entrega alimentos da Agricultura Familiar em Picos

CCOM / quinta-feira, 11 julho , 2019

Roberto Oliveira

O projeto Viva o Semiárido entregou na manhã de hoje, alimentos produzidos pela Agricultura Familiar da região de Picos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal de Picos e beneficia diretamente agricultores familiares e comunidades carentes.

O objetivo do referido projeto é gerar renda nas comunidades rurais e sobretudo, distribuir alimento às famílias carentes do município picoense. O coordenador do referido projeto em Picos, José Manoel de Oliveira, disse que a entrega de alimentos obedece ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PPA), ligado ao Governo Federal.

Produtos agrícolas livres de agrotóxicos

Caminhão transporta produção de agricultores familiares direto nas comunidades cadastradas pelo município

“Os produtos agrícolas são produzidos na região do Chapada do Mocambo e estamos entregando. Já o peixe distribuído é produzido na região do bairro Ipueiras. O ponto central disso tudo é que os produtos são todos agroecológicos, sem agrotóxicos e a sua produção está inserida num contexto de geração de renda”, explica o coordenador.

O peixe é produzido no bairro Ipueiras

Famílias cadastradas recebem alimentos

Parceria com o município de Picos

Toda produção alimentar entregue às famílias carentes de Picos por intermédio do referido projeto, foi destinada no dia hoje ao bairro Parque de Exposição. A ação é fruto de parceria firmada ente o Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Picos. São pelo menos 500 famílias atendidas pelo projeto. As famílias cadastradas passam por avaliação junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em seus devidos bairros.

Hoje foram entregues alimentos no bairro Parque de Exposição

No dia hoje, a comunidade do bairro Parque de exposição foi a contemplada. A presidente da Associação de Moradores de Chapada do Mocambo, também produtora familiar Maria Francisca, disse que os agricultores da referida localidade, recebem incentivos para a produção dos alimentos, pois tudo que é produzido por eles é vendido ao governo do Estado.

São entregues desde mandioca, mamão, goma, feijão e verduras e peixe

“Nós produzimos os alimentos agrícolas e vendemos ao governo do Piauí por meio do projeto Viva o Semiárido. O município de Picos, através do CRAS, entra na parceria apontando as famílias que serão beneficiadas. Isso é muito bom para os sois lados, pois nós que produzimos, ganhamos economicamente, e as famílias carentes recebem comida de qualidade em casa”, destaca a produtora.

Maria Francisca, produtora da agricultura familiar

O objetivo do projeto é gerar renda aos agricultores familiares e levar comida às famílias carentes

Entrega de alimentos em Picos

No dia hoje, foram entregues alimentos da agricultura familiar (mandioca, mamão, goma, feijão e verduras), produtos advindos da região de Chapada do Mocambo. Também foi entregue ás famílias cadastradas, peixes criados na região do bairro Ipueiras. Os produtos foram entregues nos bairros Parque de Exposição (no dia de hoje) e Morada do sol há quinze dias.

O projeto Viva o Semiárido

O projeto Viva o Semiárido é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações carentes na zona rural do Semiárido Piauiense.

Também visa o incremento das atividades produtivas dessas comunidades rurais e sua devida geração de renda. O referido projeto está em 89 municípios de cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (23), Vale do Rio Canindé (17), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16).

Os investimentos são destinados a planos de negócios voltados para as atividades da apicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, piscicultura, avicultura, quintais produtivos, suinocultura, mandiocultura, irrigação e artesanato.