Prefeitura realiza projeto Arte Em Toda Parte na Praça Josino Ferreira

CCOM / sábado, 10 agosto , 2019

Por: Paloma Alencar

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Cultura realizou ontem (9), o lançamento do projeto Arte Em Toda Parte. O evento aconteceu na Praça Josino Ferreira. Essa foi a primeira edição do projeto que deve acontecer toda sexta-feira no mesmo local.

O projeto conta com uma feira de exposição de artesanatos que tem início às 8 horas e se estende até às 22 horas. Os produtos são todos confeccionados em Picos por artesãos da cidade. Às 17:30 se iniciam as apresentações.

A edição do Arte em Toda Parte desta sexta-feira teve apresentação do Grupo Sinfonia, Ballet Municipal de Picos, Banda de Música Municipal, e o grupo de Zumba com o professor Mateus Walison. Além de exposição de artesatos durante o dia todo.

Ballet Municipal de Picos

O Arte Em Toda Parte tem o objetivo de valorizar a cultura local, dando espaço para artistas da cidade: músicos, dançarinos, poetas, pintores, humoristas, mímicos, atores e artesãos. De acordo com o secretário de Cultura, Iata Rodrigues, o projeto possui uma lista de artistas que já estão se cadastrando para fazer parte das novas edições.

Secretário de Cultura, Iata Rodrigues

“O Arte Em Toda Parte, vai acontecer todas as sextas-feiras de todas as semanas. Estou muito feliz pelo público. As meninas do ballet que ensaiam muito e gostam de praticar o ballet, tendo a chance de mostrar o que aprenderam. Estou realizado com tudo que está acontecendo”, pontua o secretário.

Professora de ballet, Lia Stefania e aluna

O grupo de Ballet Municipal de Picos foi uma das atrações da noite. A professora do ballet, Lia Stefania, destaca que as alunas ensaiavam o ano inteiro e as oportunidades eram poucas. “As alunas estão muito felizes com isso, com esse projeto, onde elas vão ter uma oportunidade praticamente semanal para estar mostrando em público, a arte do ballet clássico” , ressalta a professora.

A aluna do ballet municipal, Graziele de Jesus Sousa de 11 anos conta que está feliz em poder participar do projeto. “A gente é bailarina e as pessoas que assistem, podem querer fazer ballet também. É ótimo, muitas oportunidades. A gente vir e mostrar o talento para as pessoas, é muito bom”, pontua.

Graziele de Jesus Sousa

Segundo a artesã Núbia Lafayete Luz Araújo, o projeto é de grande valia para os artesãos de Picos. Para ela, a profissão é pouco reconhecida. “O artesão ele tem pouco espaço no mercado de trabalho. O Arte Em Toda Parte vem valorizar o nosso trabalho, divulgar para população. O nosso trabalho é uma obra de arte que precisa ser reconhecida, porque é nossa cultura”, destaca Núbia.

A artesã Núbia Lafayete Luz Araújo

O comerciante e motorista, Dionísio José Rodrigues de Sousa, conta a cidade precisava de um espaço público para atrair as pessoas e ser ponto de encontro da família e amigos. “Um evento público na situação que está acontecendo aqui, é muito importante. A gente precisa falar de coisa como tá acontecendo aqui hoje. Além da boniteza que ficou essa praça que já junta multidão de gente aqui sem evento, com evento isso vai atrair mais pessoas, diversão para a criançada e renda para pessoas que trabalham com arte nas laterais da praça”, pontua.

Dionísio José Rodrigues de Sousa e sua família

Os artistas que se interessam em se apresentar, podem procurar a Secretaria de Cultura, localizada na Praça Josino Ferreira, para fazer o cadastro no projeto.