COMBATE AEDES AEGYPTI

Paroquial: Mutirão de limpeza segue no combate ao Aedes Aegypti

CCOM / quarta-feira, 20 março , 2019

Equipe de servidores da Secretaria de Serviços Públicos em ação limpando terreno no bairro Paroquial

A Prefeitura de Picos realizou nos dias 18 e 19/03 no bairro Paroquial o mutirão de limpeza para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

As equipes de limpeza da secretaria de Serviços Públicos realizaram os serviço de capina do mato e a remoção de entulhos e de objetos em terrenos e quintais das casas do bairro. A ação ainda conta com a participação da secretaria de meio Ambiente e Recursos Hídricos, que através de educadores ambientais  fizeram visitas aos moradores e repassaram orientações sobre manuseio do lixo e a entrega de panfletos.

Os moradores do bairro Paroquial ainda foram visitados pelos agentes de endemias da secretaria de Saúde, que de casa em casa faziam vistorias para verificarem a condição do armazenamento de água e possíveis focos do mosquito e a retirada de móveis e objetos que possam acumular água e virar criadouros do Aedes Aegypti.

Agenor Martins, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses

De acordo com Agenor Martins, coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, o bairro Paroquial é um dos bairros que mais recebem atenção pela sua localização geográfica.

O secretário de Serviços Públicos, Aírton Carvalho disse que o bairro oferece grande desafio no tocante ao recolhimento do lixo residencial, pois pela falta de estrutura de ruas e de esgotamento sanitário, demanda mais cuidado e tempo para que o serviço seja feito.

Para a moradora Maria Antônia, apesar de em sua família ninguém ainda foi acometido por doenças provocadas pelo mosquito, a falta de esgotamento sanitário causa grandes transtornos aos moradores, devido à quantidade de água não tratada que desce das casas que ficam acima da sua.

Além disso, ela falou que a falta de conscientização por parte de alguns moradores não ajuda a manter o bairro limpo, pois colocam as sacolas de lixo em horários diversos e isso dificulta a coleta e limpeza das ruas.

Morador Francisco Nascimento

Já o morador Francisco Nascimento disse que o trabalho da associação dos moradores tem colaborado com o poder público e essa ação do mutirão de limpeza agrada muito aos moradores que recebem regularmente orientações para que colaborem para só colocarem as sacolas de lixo em suas calçadas nos dias programados para a coleta.

O mutirão é uma ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Saúde.