SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Semana de Meio Ambiente: Palestras marcam primeiro dia de atividades

CCOM / quarta-feira, 5 junho , 2019

Redação: Batista Pereira

A palestra ‘Comissões de Meio Ambiente e qualidade de vida na escola’, do advogado e mestrando Júlio César de Moura Luz, reuniu centenas de alunos e professores de várias escolas da Rede Municipal de Ensino na tarde de ontem, 4 de junho. A Semana de Meio Ambiente está sendo realizada no auditório do Piauí Shopping Center.

O encontro discutiu o projeto COM-VIDA que, de acordo com o palestrante surgiu em 2003. “O COM-VIDA surgiu como uma proposta das conferencias de meio ambiente infanto-juvenil para o protagonismo juvenil dentro das escolas e para a construção de uma agenda ambiental dentro da escola”, disse.

Júlio César de Moura Luz, palestrante da Semana de Meio Ambiente

Ele explica que “isso é uma forma de possibilitar que a gestão da escola tem a participação dos alunos, de professores e pessoas da comunidade para tratarem da agenda específica de meio ambiente anual, para que esse tema não fique restrito à datas específicas do calendário comemorativo e passamos a ter uma agenda continua de atividades, voltadas para essa temática”, Explica Júlio César.

A segunda palestra da tarde, tratou sobre a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proferida pelo Administrador e Mestrando José Janielson da Silva Sousa e em sua ponderação disse que o objetivo era “propor a todos algumas ações que possam ser praticadas dentro dos objetivos do espaço escolar”, informou.

José Janielson da Silva Sousa, proferiu palestra na Semana de Meio Ambiente

“Fico feliz pela receptividades dos ouvintes foi muito boa, porque o público alvo era o estudantil e é esse público que os movimentos sustentáveis desejam alcançar, através de protagonismo juvenil pensando na proposta de gerações futuras”, Explica José Janielson.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana avaliou o primeiro dia de atividades da Semana de Meio Ambiente dizendo que ficou surpresa pela participação ativa dos estudantes e professores e elogiou o espaço acolhedor das atividades do evento.

Secretária Maria Santana da Semam

“Mais uma vez, o primeiro dia de atividades superou as nossas expectativas, principalmente em relação ao público, pois quando a gente pensou em fazer esse evento aqui no Piauí Shopping, por ter um auditório muito amplo, e ontem reservamos 180 cadeiras, mas na parte da tarde tivemos que acrescentar mais cadeiras, então isso mostra o sucesso que está tendo o nosso evento, que não é meu e nem da secretaria, ou do prefeito, mas da sociedade picoense. Os alunos e as instituições abraçaram esse evento e tivemos boas discussões, bem participativas e palestras onde as pessoas participaram ativamente”, comemora a gestora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE

05/06/2019

8 h – Mesa Redonda

Tema: Os desafios da Aplicabilidade da Educação Ambiental nos dias atuais