INFRAESTRUTURA

PMP segue com cronograma de serviços de limpeza e manutenção de ruas no período chuvoso

CCOM / sexta-feira, 12 abril , 2019

Por: Batista Pereira

A Prefeitura de Picos intensificou o trabalho de limpeza de canais, galerias e bueiros de ruas após intenso período de chuvas na cidade. O objetivo dos serviços, executados pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo – SOHU e a de Serviços Públicos – SEMUSP é desobstruir e melhorar na drenagem, a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações. Os serviços contemplam vários bairros que nos últimos dias tem recebido mais atenção por terem suas vias alagadas.

O Coordenador de Obras da SOHU, Reginaldo Osvaldo, destaca como o serviço contribui para o bem estar dos picoenses. “O início dos trabalhos de limpeza de galerias, terraplanagem de vias alagadas e desobstrução de canais da cidade tem o objetivo de agir preventivamente para minimizar os impactos dos alagamentos durante o período de chuvas”, disse.

Ele comentou que a gestão do prefeito padre Walmir prioriza melhores condições de vida para a população e esses serviços garantem o livre escoamento das águas, além de combater a proliferação de focos de mosquitos nesses locais.

A desobstrução de pontos alagados de algumas vias públicas é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras. Já para a limpeza de bueiros e galerias, a secretaria utiliza mão de obra humana, com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos que deslocou equipes de servidores para atuarem na execução de serviços em várias frentes de trabalhos, como no córrego localizado no início da Avenida Anísio da luz, quando também inicia a Rodovia Estadual PI 238 no bairro Ipueiras.

Servidores atuam na capina do mato na margem de um canal na Avenida Anísio da Luz no bairro Ipueiras

“O objetivo do serviço é retirar o entulho que, descartado de forma irregular, acaba obstruindo a passagem da água e prejudicando o escoamento. Além do trabalho de limpeza, a Prefeitura tem investido nos serviços de drenagem da própria avenida, que além de evitar alagamentos e inundações, preserva a qualidade do pavimento”, enfatiza Reginaldo Osvaldo.

Outro ponto que tem causado transtornos aos moradores do local é o cruzamento das ruas Joaquim Evêncio com Egídio Francisco da Luz no bairro Ipueiras, onde estão sendo executados serviços de empiçarramento naquela via, com o fim de evitar alagamentos com a ocasião de chuvas. A SOHU já fez a drenagem e agora está executando o serviço de terraplanagem.

Máquina executando obra e empiçarramento na Rua Egídio Francisco da Luz no bairro Ipueiras

De acordo com Aírton Carvalho, titular da pasta da SEMUSP, o apoio do órgão está sendo com uma equipe de homens para fazerem a limpeza do canal, assim como o roço do mato e capina da vegetação que cresceu na margem do córrego.

“Estamos intensificando os serviços na limpeza de bueiros, sarjetas, galerias e ruas no Centro, Canto da Várzea, bairro São José, Aerolândia para que facilite o escoamento de águas nesse período chuvoso em nossa cidade, as duas secretarias estão trabalhando em conjunto para tentar minimizar os danos causados à população”, ressalta o secretário.

Aírton Carvalho falou que o prefeito Padre Walmir solicitou que seja dada prioridade nos serviços no bairro Ipueiras, pois, nesse momento é onde as chuvas mais causaram transtornos como o alagamento de ruas.

Nas próximas semanas, outros locais da cidade mapeados pela equipe da Prefeitura de Picos serão contemplados com a limpeza. O secretário Aírton informou ainda que o cronograma de trabalho da secretaria beneficia pontos estratégicos da cidade. Ele pediu que a população também ajudasse descartando os resíduos de forma correta e colocando o lixo na porta nos dias de coleta.

Operação tapa buracos
A secretária de Obras, Habitação e Urbanismo, Lilian Araújo, destaca que a operação tapa buracos foi iniciada, mas teve que ser suspensa devido às chuvas, e ainda que, após o período chuvoso, a operação será retomada.

“Nós iniciamos a operação tapa buracos, mas foi interrompida devido às chuvas, pois o asfalto não tem o tempo necessário para adquirir a resistência suficiente às águas das chuvas. Porém sabemos que há exceções como o surgimento de demandas emergenciais, e, portanto, prioritárias, e essas estão sendo atendidas, e assim que possível, o trabalho será retomado e concluído”, assegura.