Secretária Lilian Araújo visita obras em bairros do município

CCOM / segunda-feira, 17 junho , 2019

Roberto Oliveira

A secretária de Obras, Habitação e Urbanismo de Picos, Lilian Araújo, fez visitas em alguns locais onde estão sendo realizadas reformas e construção de muros de arrimo, galerias e outras construções, algumas em andamento e outras já finalizadas.

Construção de muro de arrimo e extensa parede de proteção na Rua Santiago, no Morro da Mariana

A visita, explica a secretária Lilian Araújo, é parte de um cronograma de inauguração de várias construções em andamento no município. De acordo com a gestora, a administração do prefeito Pe. Walmir Lima implantou extenso e atualizado canteiro de obras que abrange todo o complexo municipal na intenção de atender às demandas locais de toda natureza.

A visita é parte de um cronograma de inauguração de várias construções em andamento no município

“São obras estruturantes e de reformas as quais ocorrem simultaneamente por toda a cidade. Temos construção e recuperação de estradas vicinais, reforma de praças, calçamentos e principalmente a reforma e construção de muros de arrimo, onde a chuvarada passada destruiu. É um processo lento e contínuo. O que importa é que estamos atendendo às demandas que nossos munícipes necessitam, tudo ao seu tempo”, explica a gestora.

Muro de arrimo na Rua Santiago no Morro da Mariana

Construção de muro de arrimo e galeria na Rua Dom Expedito Lopes

Diferentes bairros

As obras visitadas acontecem em diferentes locais da cidade picoense. Nesse momento, muros de arrimo foram finalizados no Morro da Mariana, precisamente na Rua Santiago e também no bairro São José, na Rua Dom Expedito Lopes.

Rua Santiago no Morro da Mariana. Muro de arrimo e parede de proteção

Secretária Lilian Araújo e coordenador Reginaldo Osvaldo visitam obras já finalizadas em diferentes bairros

Reforma total de escada na Rua Dom Expedito Lopes

Em ambos locais, a administração municipal afirma que foram pelo menos 70 metros de muros de arrimo reconstruídos ou tiveram sua construção iniciada, além de reformas de calçamentos e planeamento de ruas, galerias e escadas.

Construção de muro de arrimo e galeria na Rua Dom Expedito Lopes

Os locais referidos sofreram diretamente efeitos causados pelas chuvas do período invernoso. Foram muros de arrimo, ruas e galerias destruídas pela força das chuvas e que agora foram reconstruídos, promovendo segurança aos moradores.

“Estamos finalizando alguns muros e ruas. Também estamos dando continuidade a outras obras como galerias e escadas, por exemplo. O Pe. Walmir determinou que esses locais tivessem atenção especial, pois a segurança dos moradores é o mais importante”, assegura o coordenador de obras, Reginaldo Osvaldo que também participou da visita.

Satisfação pública

O morador da Rua Dom Expedito Lopes, Jonas Silva, comenta que após a construção do muro de arimo e sua devida proteção, trouxe aos moradores locais, satisfação e segurança todos, pois para ele, após longos anos, o local recebe devido tratamento, com uma construção elaborada que possa comportar a demanda que recebe.

Jonas Silva, morador da Rua Dom Expedito Lopes

Rua Dom Expedito Lopes recebeu muro de arrimo e complemento de uma parede de proteção

Além de uma parede de proteção, a Rua Dom Expedito Lopes ainda teve uma galeria construída para receber o fluxo dos esgotos

A obra deve conter as demandas dos moradores da Rua Dom Expedito Lopes

“Toda vida a gente sofreu com a chuva e o medo desse morro desabar. As crianças não podiam nem brincar pois o risco de cair morro a baixo era grande. Agora está bom demais. Está seguro e limpo, e as crianças daqui podem brincar sem medo”, agradece o morador Jonas Silva.