10 anos de SAMU

SAMU comemora 10 anos de implantação em Picos

CCOM / segunda-feira, 27 junho , 2016

Samu de Picos

Samu de Picos

Ao receber as informações da Central de Regulação estadual em Teresina, sobre uma possível ocorrência, a equipe de plantão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai para a ambulância e se deslocam da base, instalada do bairro Ipueiras para o local da ocorrência após o chamado de amparo.  Assim é a rotina diária do SAMU, que funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Em Picos, o órgão comemora uma década de atividades nesse domingo, 26/06, garantindo o atendimento precoce na cidade, sobretudo nas situações potencialmente mais graves.

O SAMU de Picos conta com uma equipe especializada formada por sete médicos, sete enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem, 5 rádio operadores e oito condutores socorristas, além de vigilantes e uma zeladora. Para manter a qualidade do atendimento, a equipe realiza treinamentos mensais com simulações realistas de acidentes, pacientes graves e procedimentos de urgência e emergência.

003f5424a5f56aa5129eeac95bea6be2

“Além de todo trabalho desenvolvido pelos profissionais do SAMU, nós fazendo um trabalho de conscientização e orientação, hoje estamos com o projeto Samu e a comunidade, onde promovemos ações de treinamento para o público em geral e simulações sobre os primeiros procedimentos em vítimas de parada cardiorrespiratória e estamos em parceria com o projeto Transito seguro, disse a coordenadora da unidade, enfermeira Rosa Dantas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Picos é prestado com duas ambulâncias, uma viatura denominada Unidade de Suporte Básico (USB) – chamada “Bravo 2”. E a outra viatura é uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que atendem, principalmente, paradas cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, acidentes graves, fornecem o apoio para as unidades básicas quando solicitado e fazem transferências de pacientes entre os hospitais da região.

samusss

Recentemente, foi implantada uma nova modalidade de atendimento de urgência e emergência no Serviço de Atendimento Móvel, a Motolância. Uma motocicleta equipada com desfilibrador, equipamentos de traumatologia e remédios utilizados em primeiros socorros. Os três veículos são equipados com todos os materiais necessários para os atendimentos.

IMG-20160622-WA0450

Para se ter uma ideia da abrangência do trabalho prestado pelo SAMU, nestes 10 anos de atuação, mais 37 mil deslocamentos da ambulância foram registrados na unidade. Entre as ocorrências mais registradas, estão: acidentes de transito, crises de hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, crise convulsiva, coma alcoólico, ferimentos com arma branca, ferimentos por arma de fogo, mal estar geral, trabalho de parto, pacientes com dor (diversas) e desmaios.

o45

O funcionamento do Samu acontece da seguinte maneira: o usuário liga 192 para a linha direta a central de regulação estadual, em Teresina. A central repassa as informações para a equipe plantonista, e esta vai decidir se tem necessidade de mandar, ou não, a viatura, pois em alguns casos, o médico orienta o paciente por telefone mesmo e se for algo mais simples e a situação é resolvida. Caso contrário, uma viatura é encaminhada – a USB para casos mais simples e a USA para as situações mais complexas.