Mutirão de cirurgias de catarata

Mutirão realiza mais de 500 cirurgias de catarata em Picos

CCOM / domingo, 24 março , 2019

Mutirão atendeu população de Picos e região

Iniciado na última quarta-feira, 20, o mutirão de cirurgias de catarata atendeu mais de 500 pessoas de Picos e região. A ação foi realizada pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde.

Secretário de Estado da Saúde cumprimentando paciente

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca a felicidade em poder proporcionar melhorias para a população de Picos e região e elogia a organização do mutirão de cirurgias de catarata na cidade.

“É uma grande felicidade podermos ver o que está acontecendo aqui, mais de 500 cirurgias de catarata sendo realizadas, pessoas que estavam cegas voltando a enxergar, e acima de tudo, ver a organização com que o Doutor Júnior e o Prefeito Padre Walmir puderam implementar nesse mutirão de cirurgia, estou aqui para dizer que ouvi dos técnicos ontem, os maiores elogios para organização”, afirma.

Prefeito Padre Walmir acompanhou o mutirão nesse domingo (24)

O prefeito de Picos, Padre Walmir, ressalta que no início, a previsão era entre 350 e 400 cirurgias, mas com as demandas solicitadas pela população, mais de 130 cirurgias foram ofertadas. “No início tínhamos previsão entre 350 e 400 cirurgias, e então, o secretário Florentino nos ofereceu mais 133 cirurgias, passando de 500 cirurgias. A gente só temos que agradecer por ter levado para as pessoas essa oportunidade de poder enxergar novamente”, assegura.

Padre Walmir ainda destaca os benefícios e que o mutirão superou expectativas. “A gente sabia da magnitude do serviço, do benefício que seria oferecido para população, porém não imaginamos tanto, estamos surpresos pelo reconhecimento da população. Doutor Júnior dizia agora há pouco que se emocionou várias vezes por ver pacientes que entraram quase cegos e saíram enxergado e agradecendo o Governo do Estado, o secretário Florentino, a Prefeitura de Picos, a Secretaria Municipal de Saúde”, pontua.

Secretário Municipal de Saúde, Júnior Santos

O secretário Municipal de Saúde, Júnior Santos, destaca a participação da prefeitura e ainda do acolhimento aos secretários de Saúde de outros municípios e que o prefeito de Picos sempre recebe bem àqueles que procuram a cidade.

“Toda essa logística foi a Prefeitura de Picos que bancou, nós como gestão plena, temos a obrigação de receber os municípios da região que são referenciados todos os seus serviços aqui para Picos, nós como gerente desse processo temos que abraçar os nossos secretários, os nossos irmão dos nossos municípios, que vem a cada dia aqui na cidade de Picos deixar o seu dinheiro, fazendo consulta, compras aqui na nossa cidade. Então temos que respeitar e abraçar todos, é um trabalho que o prefeito Padre Walmir faz de receber bem todos aqueles que procuram a nossa cidade”, ressalta.

Novo mutirão

Ainda conforme com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a Prefeitura de Picos tem o controle de todos os dados do mutirão e devido as demandas um novo mutirão está previsto para o segundo semestre de 2019.

“A prefeitura tem o controle desses dados, desse cadastro, tem a interlocução com os municípios da região. O prefeito foi me buscar no hotel e já conversou comigo sobre a necessidade de no segundo semestre a prefeitura receber novamente o apoio do Estado do Piauí, por que a prefeitura coordena não só o atendimento das pessoas da cidade de Picos, mas de toda a região, para que se possa concluir esse trabalho e avançar no sentido do atendimento, para que a gente possa diminuir, reduzir ou extinguir totalmente a fila de pessoas que dependem de uma cirurgia de catarata”, fala.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acompanhou o mutirão de cirurgias de catarata ao lado do prefeito Padre Walmir, e do secretário Municipal de Saúde, Júnior Santos, além da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana.