Câncer de próstata

Palestra sobre câncer de próstata reúne homens de várias idades no Shopping do Povo

CCOM / quinta-feira, 13 junho , 2019

 

Roberto Oliveira

 

Em continuidade às comemorações de aniversário de um ano do Shopping do Povo, foi realizada uma palestra que tratou da saúde do homem. O assunto, voltado para a prevenção ao câncer de próstata, reuniu homens de várias idades no local.

 

Preconceito masculino sobre a questão é uma das grandes causas de mortes de câncer de próstata no país

 

Preconceito masculino sobre a questão é uma das grandes causas de mortes de de câncer de próstata no país

 

Preconceito masculino sobre a questão é uma das grande causas de mortes de câncer de próstata no país

 

“Eu tenho 38 anos e sei que tenho que fazer esse exame algum dia. É muito importante para minha vida. A palestra trouxe informações que eu não sabia. Eu quero é viver e vou fazer sim o exame para prevenir”, relata Denis Alves Silva, comerciante da barraca ‘Denis Variedades’, localizada no Shopping do Povo.

 

Denis Alves Silva. Barraca  ‘Denis Variedades’

 

Denis Alves Silva. Barraca  ‘Denis Variedades’

 

Durante esta semana, a administração do referido Shopping vem realizando vária atividades, sejam sociais ou de entretenimento. Dessa forma, hoje foi realizada uma palestra que tratou da saúde do homem. Na oportunidade, a enfermeira do município Emanuelle Albuquerque, em sua palestra, alertou aos homens que participaram sobre o grande problema do preconceito que gira em torno da questão do exame do Toque Retal ou exame de próstata, visando detectar alguma anomalia no aparelho genital masculino.

 

Palestra reuniu homens de várias idades

 

Tido como o mais invasivo, o referido exame causa certo medo e apreensão entre o público masculino. Nesse sentido, de acordo com a enfermeira Emanuele Albuquerque, a recusa do homem diante desse tipo de exame ainda é um dos principais fatores que auxiliam para o aumento do número de mortes de câncer de próstata no país.

 

Emanuelle Albuquerque, enfermeira do município

 

“Temos que quebrar o mito de que o exame de próstata viola a masculinidade do homem. O preconceito entre os homens ainda é muito grande ao tratamento e aos exames de rastreio. A prevenção é fundamental. E a palestra que estamos realizando é sempre uma ferramenta que pode ajudar a quebrar esse mito”, analisa a enfermeira.

A administradora do local, Laís Martins, classifica que as ações realizadas durante a semana de um ano do Shopping do Povo possuem caráter  simples, mas que são carregadas de valor informacional suficientes para auxiliar a comunidade em geral acerca de uma vida saudável.

 

A administradora Laís Martins ao lado da enfermeira Emanuelle Albuquerque

 

“São ações simples mas que têm grande valor para a vida de muita gente. Muitas pessoas não têm tempo de buscar informação sobre aspectos que regulam suas vidas. Aqui estamos tentando passar isso, informação de vários aspectos durante a semana de aniversário do Shopping do Povo, além de entretenimento”, comenta a administradora.

Vencendo barreiras

O agricultor José Nilson, da cidade de Inhuma, também participou da palestra e revelou que por meio da informação adquirida, tirou suas dúvidas sobre o exame e de que forma ele é realizado. O agricultor ainda explica que o próprio preconceito em torno da questão e a falta de informação sempre forma grandes barreiras para ele.

“Tenho muita vergonha de fazer esse exame e também tenho medo. Mas vou fazer pois pretendo viver com saúde. A palestra que assisti já tirou muitas dúvidas e me ajudou muito. Foi muito boa”, agradece.