Trânsito seguro

Secretaria de Trânsito faz capacitação de mototaxistas

CCOM / sexta-feira, 12 abril , 2019

 

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Trânsito, Secretaria de Saúde, em conjunto com profissionais do Senac, ambos locais, realizaram uma capacitação junto aos mototaxistas de Picos na manhã de hoje. Segundo analisa a coordenadora de trânsito picoense, Talita Lima, a qualidade na prestação de serviço desses profissionais incide diretamente no próprio trânsito local.

 

 

Coordenadora de trânsito picoense, Talita Lima fala sobre a qualidade no trânsito

 

Profissionais escutam atentos

 

“Nós procuramos fazer uma ação em comunhão com o que acontece no país. É uma ação que queremos realizar pelo menos a cada três meses. É também uma via de mão-dupla, pois quando cada profissional está conscientizado e capacitado de seu ofício, a sociedade estará segura”, acredita a gestora.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Teresa Wenzel, a prática de um trânsito seguro depende em muito daqueles que o vivenciam e o fazem acontecer, e isso engloba pedestres e condutores de veículos em geral.

 

Palestrantes se revesam

 

“Picos possui o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Estamos propensos a muitos sinistros. Portanto, temos que trabalhar a questão da educação no trânsito, suas melhorias e buscar maior qualidade de vida para o mototaxista picoense. E isso se reflete na sociedade, a qual terá maior segurança em contrapartida”, comenta.

 

Mototaxistas assistem a palestras sobre vários assuntos ligados à saúde

 

Já na avaliação de Marina Luz, marketing do Senac de Picos, a participação de uma entidade privada nesse tipo de iniciativa, reflete a importância de se ter profissionais conscientes daquilo que pode fazer em benefício da sociedade por meio de uma prestação de serviço adequado.

 

Categoria participa

 

Categoria participa

 

“Eles lidam com vida. Eles têm que estar preparados para trabalhar com pessoas. E o Senac está aqui nessa parceria contribuindo para a sociedade como um  todo, oferecendo apoio em saúde e orientações sobre o assunto”, explica.

A voz da categoria

O motototaxista Antônio Francisco acredita que a reunião para conscientizar a categoria das suas responsabilidades é bem vinda. Segundo ele, parte do município a geração de politicas públicas voltadas ao auxílio de profissionais que atuam diretamente com pessoas, com vidas, como é o caso dos matotaxistas.

 

Antônio Francisco é mototaxi há vinte anos

 

Profissionais assistem palestra atentos

 

 “É bem vinda. Nós carregamos muita responsabilidade, pois lidamos com vidas. Portanto temos que estar capacitados para tanto”, assinalou o mototaxista que atua há vinte anos nas ruas de Picos.

Atendimentos básicos

Dentro da inciativa, ouve ainda prestação de serviços em saúde, como aferição de pressão arterial, medição de massa, medição de estatura, entre outros. Os profissionais do trânsito fizeram breve checape de saúde, enquanto participaram e ouviram palestras sobre o tema, além de assuntos ligados ao trânsito com um todo.

 

 

Mototaxi afere pressão arterial

 

Equipe multidisciplinar do município fez palestras

 

Equipe do município