Capacitação

SMS realiza capacitação para os profissionais de saúde sobre indicadores de desempenho

CCOM / quarta-feira, 12 fevereiro , 2020

Por: Daniel Holanda

A Secretaria  Municipal de Saúde de Picos realizou na tarde desta quarta-feira(12) uma capacitação  com todos os profissionais de saúde. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e retratou sobre os indicadores de desempenho de saúde do município e da atualização do novo financiamento em saúde de 2020.

O objetivo da reunião foi qualificar os profissionais da área de saúde  nos  processos de trabalho para atender os indicadores solicitados pelo Ministério da Saúde para o  desenvolvimento de  atividades cada vez mais  interligada e resolutiva para população.

Os principais indicadores abordado pela reunião foram: consulta  Pre- natal até 20 semanas de gestação, exames de sífilis  e HIV em gestante, atendimento odontológico realizados em gestantes, exames citopatológicos, cobertura vacinal de poliomielite  inativada e de pentavalente, pressão arterial aferida em cada semestre em pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina  glicada em diabéticos .

Os indicadores da saúde são parâmetros que Ministério da Saúde define para que as equipes possam estar trabalhando de maneira mais qualificada.“ Para exemplificar, o Ministério da Saúde  estabelece um número de mínimo de consulta de Pre- natal  que uma gestante pode ter, e aquela equipe que consegui atingir esse parâmetro,  que são seis consulta no mínimo para cada gestante, com isso  essa equipe vai atingir a meta, e a equipe que não atingir precisa trabalhar um pouco mais”, explicou a Coordenadora da Atenção Básica, Ionara Holanda.

A capacitação também contou com a participação do Secretário de Saúde, Dr. Junior Santos, diretor técnico do Centro Integrado de Especialidades Medicas (CIEM),Pascoal Gomes e da Coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF ), Teresa Wenzel.