Projeto “Diga Sim à Vida”.

Coordenadoria da Mulher lança projeto “Diga Sim à Vida” em combate ao suicídio

CCOM / quinta-feira, 7 março , 2019

Aproveitando as atividades em alusão ao dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, lança amanhã (o8) o projeto “Diga Sim à Vida”. O referido projeto visa oportunizar a valorização da vida por meio de um trabalho de conscientização social inserido formas de prevenção e pósvenção, que é consiste no ajustamento a uma morte após o suicídio.

Nega Mazé, coordenadora da mulher em Picos

O objetivo, segundo a proposta, é aumentar o conhecimento público sobre a temática, além de disponibilizar estratégias de prevenção ao suicídio, assim como combater as variadas formas de preconceitos e discriminação relacionados ao tema.

“Estamos assim, buscando reduzir a incidência de suicídio e tentativas do mesmo. Queremos por meio da inciativa, evitar a morte prematura por suicídio ou morbidade/invalidez decorrentes dele, além de enfrentar fatores de risco  e tentativas dessa agressão à vida. Por intermédio desse projeto, iremos encaminhar pessoas em situação de risco à profissionais habilitados para trabalhar os transtornos mentais associados ao risco de suicídio como depressão, uso de substâncias tóxicas, esquizofrenia, etc”, explica Nega Mazé, coordenadora da mulher em Picos.

Além de todo o aparato técnico e humano, o projeto irá viabilizar atividades fundamentais em apoio, como  palestras, rodas de conversa, debates, distribuição de cartazes educativos junto ao público em situação de risco. O referido projeto será lançado em Picos amanhã, por volta das 9 horas na sede da secretaria de saúde local.

O projeto “Diga Sim à Vida” será realizado uma vez por mês com a participação dos profissionais da área advindos do município, além de voluntários. Também serão realizadas avaliações acerca da execução do projeto com vistas à sua análise e desempenho, visualizando possíveis avanços e eventuais interesses relacionados à temática.

O projeto conta com parcerias de ações integradas com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Coordenadoria da Mulher.