Confraternização

Prefeito lança campanha de educação ambiental no Dia do Gari

CCOM / quinta-feira, 16 maio , 2019

Roberto Oliveira

No Dia do Gari, comemorado nessa quinta-feira (16), o prefeito de Picos Pe. Walmir Lima lançou a campanha Jogue Limpo. O objetivo é conscientizar a sociedade picoense acerca da organização e dispensa do lixo, seja ele doméstico ou não.

Pe. Walmir e membros do Projeto Jogue Limpo.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Maria Santana,  o projeto se volta principalmente para as questões de educação ambiental, ou seja, a base é que a população local possa direcionar seus resíduos em locais e dia apropriados, auxiliando assim a própria coleta do lixo e também evitando o acúmulo e a desorganização dos resíduos produzidos em casa ou em locais diversos.

Maria Santana, secreta´ria de meio ambiente

“Queremos com isso educar o cidadão, eliminar essa cultura antiga de jogar lixo na rua, jogar lixo em hora errada. O projeto Jogue Limpo vem para educar nossos munícipes quanto a essa questão. Não adianta coletar lixo de forma certa se o povo não contribui de forma certa. Portanto, é uma inciativa educativa que pode ajudar muito na questão ambiental de Picos”, acredita a gestora.

Homenagem aos garis

Conhecidos por gerar a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito por parte da sociedade, dada a importância que a categoria representa. Nesse sentido, o dia 16 de maio foi instituído no calendário comemorativo brasileiro como o Dia do Gari.

Momento de comemoração do dia gari e aniversário do prefeito Pe. Walmir Lima e o secretário Antônio Airton.

Garis se reúnem para confraternização

Prefeito faz abertura da festa em homenagem ao dia do gari

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo do Rio de Janeiro nos idos de 1976. Desse modo, o povo carioca quando queria que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

Em solo picoense a data é comemorada há quatro anos, onde a inciativa acontece por intermédio do prefeito Pe. Walmir Lima. Na Manhã de hoje, o gestor reuniu os garis locais em festa comemorativa ao seu dia.

“Aprendi que agente tem que festejar com pessoas que agente tem amizade. E para mim hoje, sentar à mesa com essa turma é das maiores alegrias e ao mesmo tempo, sentimento de agradecimento por eles trabalharem dia e noite e às vezes não terem reconhecimento da população. Eu escolhi essa turma para celebrar e agradecer nesse dia”, comenta o prefeito.

Gari recebe brinde

Durante o evento, houve distribuição de brindes para os garis e um café da manhã logo após a abertura oficial do prefeito Pe. Walmir Lima.

Gari recebe brinde

Coincidências à parte…

Coincidências à parte, ao mesmo tempo em que o prefeito homenageia o gari pela passagem do seu dia, ele mesmo comemora seu aniversário, além do secretário de Limpeza Pública Antônio Airton. De acordo com Antônio Airton, o dia representa satisfação em dobro, posto que o mesmo comemora seu aniversário, assim como homenageia a passagem do dia do gari concomitante.

Antônio Airton, secretário de Limpeza Pública.

“É uma data especial por aniversariar junto com o prefeito e também com os garis. Estou feliz em trabalhar com esses homens e mulheres guerreiros que nos ajudam a desenvolver nossas demandas. É muita satisfação em poder vivenciar esse dia em conjunto com os garis e aniversariar também com o prefeito no dia de hoje”, expressa o gestor.

Com a palavra o gari

Para o gari Francisco Belo de Lira, a homenagem é propícia e tem significado singular para esses profissionais por lembrar à sociedade o peso de uma categoria muitas vezes discriminada.

Gari Francisco Belo de Lira.

“Enquanto muitas pessoas não compreendem o que fazemos, nós estamos limpando a cidade para eles e cuidando de um bem que é nosso: o meio ambiente’, reflete o gari.