50 anos de fundação

Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios comemora 50 anos de fundação

CCOM / quarta-feira, 11 dezembro , 2019

Dando continuidade às festividades em comemoração ao aniversário de 129 anos da cidade, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação comemorou, na manhã desta quarta-feira (11), os 50 anos de fundação da Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, em Torrões.

A escola foi fundada no ano de 1969 por Dr. Oscar Neiva Eulálio, na época prefeito de Picos. Para comemorar a data a instituição preparou uma manhã com várias atividades desenvolvidas pelos estudantes como apresentações culturais, exposição de trabalhos que resgataram a cultura da comunidade e de objetos antigos. E ainda foi realizada a declamação de poemas e paródias.

“O sentimento que tenho hoje é de gratidão, gratidão de vê a escola completar 50 anos contando sua história e ganhar uma reforma que só vai beneficiar  toda a comunidade escolar”. Lembrou a Diretora, Teresa Gonçalves.

A Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, possui cerca de 260 alunos, matriculados desde o maternal, (alunos com 3 anos) ao Fundamental II (9°ano), nos turnos manhã e tarde.

A escola ainda conta com uma equipe de profissionais qualificados, salas amplas e climatizadas, uma alimentação escolar rica e nutritiva.

O prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, lembrou da primeira vez que visitou a escola e diz que sempre foi um desejo a reforma e ampliação do prédio. “Nós estamos aqui visitando a escola de Torrões com o coração cheio de alegria, pois nossos desejos começaram a ser realizados. Nos 50 anos de fundação os alunos e professores estão presenciando a mudança do espaço para melhor. Eu não poderia ficar mais feliz. Frisou o prefeito.

“Mais uma escola será entregue á cidade de Picos totalmente modificada, estamos felizes, não poderia ser diferente. Nossos alunos agradecem, a comunidade agradece”. Completou Edvânia Barros, Secretária de Educação do Município.

Cerca de 30 prédios foram totalmente reformados durante o ano. Todas as escolas que estão passando por reparos, inclusive a de Torrões, permanecem em pleno funcionamento de suas atividades, não havendo, portanto, prejuízos para os alunos.

Reforma nas dependências da escola

A instituição está passando por uma ampla reestruturação em suas dependências. Entre os serviços feitos na escola estão: ampliação e construção de turmas, pintura, gesso, forro, piso, recuperação de todas as dependências, retelhamento, construção de muros e rampas de acessibilidade para as salas.

Houve também uma mudança no local de entrada e saída dos alunos, antes a entrada ficava na frente da escola, dando acesso direto dos alunos à pista. Com a reforma essa entrada passa a ser na lateral, garantindo assim mais segurança a todos que frequentam a instituição.

Projeto Viva o Semiárido

O Viva o Semiárido é um projeto do Governo do Estado, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense.

Kits de livros entregues às escolas contempladas com o projeto Viva o Semiárido.

Aqui em Picos dois projetos foram aprovados. Um projeto de monitoria da Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, na comunidade Torrões, com o tema: Diálogo entre saberes em escola do campo por meio da implantação de viveiros de mudas de plantas da Caatinga, com o objetivo de incentivar o cultivo de mudas entre os alunos e assim despertar na comunidade a consciência de sustentabilidade.

Um outro projeto acontece na Escola Manoel da Cruz Lima Sobrinho, com o tema: Educação do campo contextualizada na comunidade de Tabatinga: O uso da água numa perspectiva sustentável. O projeto traz a discussão sobre a origem, o destino e o uso da água na comunidade, como também sensibilizar alunos e professores sobre a importância de preservar esse bem.

Outros projetos

Vários outros projetos são desenvolvidos ao longo do ano na escola. Academia de letras – Amelp, Projeto Soletrando, Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, e um projeto que contemple a história da escola.