câncer de boca

Saúde realiza ação educativa de prevenção ao câncer de Boca

CCOM / quinta-feira, 7 novembro , 2019

Redação: Daniel Holanda

A Secretaria de Saúde através da coordenação da Saúde Bucal e em parceria com Universidade Federal do Piauí realizou na tarde, do último dia 06, uma ação educativa de prevenção ao Câncer de Boca na praça  Josino Ferreira.

A ação faz parte da programação da Semana Nacional de prevenção ao Câncer de Boca.  Na ocasião foram distribuídos panfletos, marcação de exames, aferição de pressão e orientação de prevenção e combate a doença com os profissionais da saúde.

O pintor, Faustino Manuel da silva de 55 anos, esteve presente no local e falou: “Eu cuido no básico, a gente sempre acha que está fazendo o certo, mas às vezes não está, então por isso é bom se orientar”.

Faustino Manuel da silva de 55 anos

“Essa parceria da Universidade Federal do Piauí ocorre através de um programa que é conhecido como Pet saúde, em que esse programa tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, onde a gente desenvolve várias ações para melhora a relação de ensino, serviço e comunidade. E nesse mês de novembro foi realizado a semana de prevenção ao Câncer de Boca”, explicou a professora da Universidade Federal, Fátima Regina.

Professora da Universidade Federal, Fátima Regina.

O Coordenador Saúde bucal, Lincoln Neiva. “Essa atividade e para intensificar a campanha contra o câncer de boca, então hoje estamos fazendo um trabalho em parceria com universidade  federal de orientação a população”,  disse  o Coordenador Saúde bucal, Lincoln Neiva.

Coordenador Saúde bucal, Lincoln Neiva

O câncer está entre as vinte doenças que mais matam no Brasil e no mundo, cerca de 92 mil falecimentos no país. Em relação ao Câncer de Boca, o Brasil tem a 3ª maior incidência no mundo, só perdendo para Índia e Tchecoslováquia, apresentando 14 mil novos casos, levando 4.000 pessoas a óbito onde, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 83% dessa população eram fumantes.