COMANDO DE SAÚDE

Prefeitura de Picos e entidades mobilizam motoristas a cuidar melhor da saúde

CCOM / quarta-feira, 12 junho , 2019

Por: Batista Pereira

Aconteceu durante toda a manhã de hoje, 12, no Posto Corujão, Povoado Mirolândia, o Comando de Saúde, uma ação conjunta com várias entidades, desenvolvida no âmbito da saúde dos motoristas que trafegam pelas rodovias que cortam o município de Picos. A Prefeitura de Picos participou da programação por meio da Secretaria de Trânsitos, Transporte e Mobilidade Urbana – Sttram e da Secretaria Municipal de Saúde.

Ação em conjunto com entidades parceiras e a Prefeitura de Picos

A Sttram, com uma equipe de agentes de trânsito participou da ação auxiliando aos policiais rodoviários da Polícia Rodoviária Federal nas abordagens aos motoristas. A ação contou ainda com a participação do Sest Senat, Secretaria Estadual de Saúde e acadêmicos de universidades públicas e privadas.

O PRF Segundo, coordenador do Comando de saúde, enfatizou que a ação é importante, pois é uma oportunidade de alertar aos motoristas, que passam muito tempo na estrada, sobre a sua condição de saúde, pois devido a isso correm sérios riscos de terem algum problema de saúde ao volante e provocarem algum tipo de acidente.

Policial Rodoviário Federal, Segundo coordenador da ação

Ele destacou que o trabalho em parceria é fundamental para que essa atividade seja desenvolvida e o êxito alcançado, “além promover maior sensibilidade aos condutores de veículos de carga a cuidar um pouco mais da sua saúde”, falou.

No âmbito do projeto desenvolvido, o PRF Segundo disse que já observou que “nessa ação agente encontra um diagnostico preliminar de pessoas com vários problemas de saúde, como a obesidade, pressão alta, diabetes e o risco de infarto e nessa nossa preocupação junto com nossos parceiros tentamos sensibilizar o nosso público alvo e buscar alcançar o objetivo que é a redução de acidente e de vítimas”, informou o policial rodoviário.

Equipe do Nasf da Secretaria de Saúde de Picos

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, Tereza Wenzel, contou que a participação da secretaria de Saúde nesse Comando de Saúde é de suma importância, pois tem a função de trazer para mais perto desses profissionais do volante, as ações do Sistema Único de Saúde – SUS.

“A participação da Saúde de Picos é trazer orientações e trouxemos coordenadores de programas desenvolvidos pela secretaria, enfermeiros e médico e também uma equipe do Nasf e através deles, nós realizamos com os motoristas alguns exames importantes para avaliar a saúde desses condutores, como: Antropometria, otoscopia, aferição de pressão, orientações alimentares e sobre direitos e deveres dos motoristas, posicionamento na hora de dirigir e exercícios laborais após e antes de conduzir o veículo”, contou a coordenadora.

Agentes de trânsito auxiliaram na abordagens aos caminhoneiros durante o Comando de Saúde

De acordo com Edilberto Cirilo, gestor da Sttram, é importante a parceria com os demais órgãos e que isso dá mais aprendizado aos servidores da pasta e causa uma prevenção maior aos profissionais da estrada que passam longo tempo ao volante.

Para Layon Feitosa, coordenador de promoção social da unidade do Sest Senat em Picos, a participação da entidade serve para ajudar na articulação das parcerias para a realização dessa ação, além de promover ao público alvo orientações que evitem a causa maior das mortes nas estradas e cuidados com a saúde dos motoristas.

Layon Feitosa, da coordenação de promoção social do Sest Senat

VEJA MAIS IMAGENS DA AÇÃO DO COMANDO DE SAÚDE: