Programa Vida no Trânsito

Reunião trata sobre implantação do Programa Vida no Trânsito em Picos

CCOM / sexta-feira, 15 março , 2019

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, para tratar sobre a implantação do Programa Vida no Trânsito, em Picos. O programa faz parte de uma iniciativa nacional que objetiva sobretudo reduzir o índice de mortalidade no trânsito.

Reunião foi realizada na manhã de hoje (15)

A Assistente Social da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e colaboradora do Programa Vida no Trânsito, Rose Piauilino, ressalta que o programa é de nível nacional e no Piauí apenas duas cidades participam e ainda que Picos provavelmente será a próxima cidade inclusa.

“A gente veio a convite do Secretario de transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e do Prefeito de Picos para repassar a metodologia do Programa Vida no Trânsito, que é um programa implantado em vários estados da Federação, inclusive no Piauí, nas cidades de Campo Maior e Piripiri e provavelmente Picos agora”, assegura.

Assistente Social da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e colaboradora do programa, Rose Piauilino

Rose Piauilino ainda destaca a atuação do programa. “O programa trabalha com a fiscalização, educação e análise de dados, pois sabemos se temos dados, temos subsidio para estar implementando as políticas públicas, então será criada uma comissão municipal, já existe uma comissão estadual, a gente veio aqui para conhecer o que já tem aqui”, afirma.

Coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa

A coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa, fala sobre o programa e fala sobre o papel do estado. “O Programa Vida no Trânsito é um programa alinhado com o Ministério da Saúde, na qual faz parte da Coordenação de Epidemiologia, pois faz parte das doenças não transmissíveis, ou seja, ele é um programa voltado para as doenças comportamentais, ele visa fazer que o estado assuma o seu papel de coordenar e controlar o trânsito”, assegura.

Presidente da Comissão de Direitos do Trânsito da OAB Carlos Terto

O presidente da Comissão de Direitos do Trânsito da OAB Carlos Terto, ressalta a contribuição da OAB com os demais órgãos de trânsito, saúde e educação para reduzir o número de acidentes de trânsito.

“A função da OAB é somar junto com outros órgãos de trânsito, educação e saúde, e obtermos dados de acidentes de trânsitos das vítimas fatais e evitarmos esse alto número de acidentes que temos em nosso estado”, pontua.

A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, GRE, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Comunicação, Sest Senat, Cetran, COOCAVEPI, Hospital Regional Justino Luz, Samu, Terminal Rodoviário de Picos, OAB, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, EPT, SESAPI.