Dia Nacional de Combate a Sífilis

CTA realiza ação no Dia Nacional de Combate a Sífilis

CCOM / segunda-feira, 22 outubro , 2018

Na manhã deste último sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis.

Durante o evento foram realizadas palestras pelos profissionais do CTA e orientações para a população, serviços de testagem de sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e material educativo.

O CTA promove ações voltadas para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis dentre elas a sífilis que é uma infecção sexualmente transmissível e curável, logo após o exame se detectado é feita a medicação que é disponibilizada no próprio local.

“De acordo com a lei 13.430/2017 no dia 20 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Sífilis e devido ao aumento do número de casos aqui no CTA de janeiro até hoje que já foram detectados 87 casos sendo 45 homens, 12 gestantes e 30 mulheres  a nossa equipe está realizando mais uma ação para a população” explica a Enfermeira e Coordenadora do CTA Isabel Maria Luz e Fontes.

O procedimento é feito de forma simples, qualquer pessoa que tenha interesse em realizar os testes se dirija ao CTA levando apenas o cartão do SUS e a identidade, não precisa está em jejum ou solicitação médica.

Serviço como Testagem de Sífilis, HIV, Hepatite B e C são encontrados no CTA e está localizado na Rua Coronel Francisco Santos, em frente ao Paraíba.

Estagiária: Vitória Ellen