Prefeitura inicia entrega de mudas de caju para agricultores

CCOM / quarta-feira, 12 fevereiro , 2020

Roberto Oliveira

A prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu início à entrega das mudas de caju aos agricultores cadastrados da zona rural.  Na tarde de ontem, equipe de agrônomos e o secretário de agricultura Aurino Guimarães, entregaram mais de 2 mil mudas na localidade Chapada do Mocambo.

Projeto vai entregar 10 mil mudas de caju

Agricultores cadastrados recebem suas mudas

Cada agricultor cadastrado recebeu 200 mudas. Hoje, a equipe da secretaria de agricultura estará entregando as mudas nas localidades Altamira, Mirolândia e Mosquito.

Segundo o secretário Aurino Guimarães, demais agricultores de outras localidades, deverão receber suas mudas na sede da prefeitura de Picos.

Secretário Aurino Guimarães, participa da entrega das mudas

“Por haver muitas localidades espalhadas, nós vamos concentrar a entrega na prefeitura na próxima quinta-feira. O fato é que as mudas estão chegando na roça em hora certa, pois o inverno está bom e a terra molhada. As mudas vão auxiliar na recomposição do pomar perdido pelos efeitos da seca”, comenta o gestor.

A voz do agricultor

As mudas de caju serão entregues aos agricultores cadastrados junto à Secretaria de Agricultura local. Ao todo, 100 famílias serão beneficiadas pela iniciativa. O projeto prevê entrega de 10 mil mudas de caju na zona rural do município picoense.

Nesse sentido, a agricultora Maria Jocielma, 31 anos, disse que as mudas de caju vão ajudar a melhorar o plantio de sua pequena propriedade.

Maria Jocielma, agricultora, recebendo suas mudas

“Ajuda muito. A gente precisa investir e ter lucros. Temos que plantar e ter lucro adiante”, acredita a agricultura.

Já o agricultor Raimundo Martins, 49 anos, lamenta a perda do pomar por conta do longo período de seca que assolou a região nos últimos 7 anos. Ele ressalta que as mudas chegam na hora certa.

Raimundo Martins,  agricultor,  recebendo suas mudas

“É uma pena. Perdemos quase tudo. Nesse momento, o inverno está bom e as mudas vieram na hora certa”, comenta.

A presidente dos pequenos agricultores de chapada do Mocambo, Maria Francisca, observa que a entrega das mudas possui dois lados bastante distintos e necessários. Segundo a agricultora, as mudas vão promover o replantio do pomar da localidade, como também auxilia na economia dos agricultores.

Maria Francisca, presidente dos pequenos agricultores de chapada do Mocambo

“Se a gente fosse comprar, cada muda custaria 3 reais. Somando as 200 duzentas mudas doadas pela prefeitura para cada agricultor, dá um total de 600 reais. Isso faz a diferença”, explica.

O vereador Afonsinho visitou o local e falou da importância do projeto a comunidade rural de Picos.

Aurino Guimarães, Maria Francisca e Vereador Afonsinho

“É um projeto muito bom para esses agricultores que perderam seu pomar. A prefeitura de Picos teve uma incitativa significativa para essas pessoas”, comenta.