MUTIRÃO

Mutirão: Sábado marcado por pós-operatório, exames e cirurgias

CCOM / sábado, 23 março , 2019

Manoel Soares de Sousa, 82 anos, na fila para o retorno pós-operatório

Ler jornais, livros e assistir televisão era uma missão quase impossível para o senhor Manoel Soares de Sousa. Mas a vida dele vai mudar. O morador da Zona Leste da cidade de Picos, 82 anos, foi um dos pacientes atendidos pelo mutirão da cirurgia de catarata iniciado na última quarta-feira, dia 20, e vai até domingo, dia 24, no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), localizado na Rua São Sebastião.

Beneficiados pelo programa na fila do pós-cirúrgico

Manoel Soares de Sousa, que já havia sido operado um dos olhos, anteriormente, não via a hora de poder voltar a enxergar com os dois olhos, novamente, e agora com o mutirão, acredita que isso será possível, outra vez.

Para o senhor Manoel, a qualidade do serviço, desde o acolhimento até o retorno do pós-operatório é muito boa e acredita no sucesso do procedimento operatório ao qual passou.

O mutirão é uma iniciativa resultante de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI e a Secretaria de Saúde de Picos e garante a realização de 350 cirurgias.

A coordenadora do mutirão, a assistente social, Edilma Maria informou que o resultado de todo esforço é a felicidade no semblante de cada pessoa atendida pelo mutirão.

Edilma Maria, assistente social da Secretaria de Saúde, coordenadora do Mutirão da Catarata

Edilma Maria disse ainda que a realização desse mutirão era uma luta da própria Secretaria Municipal de Saúde para poder atender a demanda que havia e tinha que ser suprimida.

Coordenadora Edilma Maria

Visão nublada
A catarata se configura pela opacidade do cristalino na lente natural do olho. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

VEJA MAIS IMAGENS DO 4º DIA DE MUTIRÃO DE CATARATA