Prefeito dá posse a novos visitadores do Programa Criança Feliz

CCOM / quinta-feira, 13 fevereiro , 2020

Roberto Oliveira

O prefeito Pe. Walmir Lima dará posse amanhã, aos novos visitadores do Programa Criança Feliz. A cerimônia acontece na sala de reuniões a partir das 9 horas.

Vistas feitas nas famílias envolvidas

O Programa Criança Feliz tem por objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade), além de facilitar o acesso de gestantes e crianças na primeira infância e suas famílias às políticas e serviços públicos essenciais.

Programa busca envolver ações de saúde até direitos humanos

O referido programa é desenvolvido através de visitas domiciliares as quais buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Em Picos, a inciativa partiu da gestão do prefeito Pe. Walmir Lima em conjunto com a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders.

Visitas domiciliares junto às famílias envolvidas no programa

“O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos, ferramentas para promover seu desenvolvimento integral”, explica a coordenadora geral dos CRAS, Maristela Gomes Lima.

Amanhã, serão empossados 2 supervisores, além de 14 visitadores. Pelo menos 200 inscrições  foram realizadas para o certame em 2019. De caráter celetista, o concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Visitas domiciliares junto às famílias envolvidas no programa

Os visitadores, como o nome anuncia, realizam as visitas domiciliares junto às famílias envolvidas no programa. Os profissionais são capacitados em diferentes áreas, desde saúde, educação, até questões envolvendo direitos humanos.

O Programa funciona por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família. Os profissionais envolvidos fazem o acompanhamento e levam orientações acerca de vínculos familiares, onde o intuito é estimular o desenvolvimento infantil.

O público envolvido

O público envolvido no programa é específico. São gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiarias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no artigo 101 da Lei nº8.609 de 13 de julho de 1990 e suas famílias.

Em 2019 foram realizadas visitas domiciliares em Picos

Em 2019 foram realizadas visitas domiciliares em Picos, além de assinado o termo de aceite da ampliação das metas estabelecidas.

“A intenção é atender 400 pessoas do público prioritário neste ano de 2020. As visitadoras do programa participaram de capacitações, além do monitoramento de ações e orientações para equipe na cidade de Picos”, explica a coordenadora geral.