Outubro Rosa

UBS passagem das pedras realiza ações em comemoração ao Outubro Rosa

CCOM / quarta-feira, 28 outubro , 2015

Unidade Básica de Saúde Maria Viana Gonçalves. Passagem das Pedras

Faltando apenas três dias para o final do Outubro Rosa, movimento internacional para o combate ao câncer entre as mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde reforça as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A unidade básica de saúde Maria Viana Gonçalves, localizada no bairro passagem das pedras, preparou na tarde desta terça-feira, 27, um evento toda especial para receber as mulheres da comunidade.

Balões, rosas, plaquinhas, bolos e laços, tudo em tons de rosa ganhou destaca na unidade. Responsável pela organização do evento, a enfermeira Jackellinny Nunes, que administra a UBS, explica que a ação foi preparada com o objetivo de incentivar as mulheres a procurarem orientações e ajuda médica para se prevenirem contra esse tipo de câncer que é o mais comum entre o sexo feminino.

Movimento Outubro - UBS passagem das pedras.

Movimento Outubro – UBS passagem das pedras.

“A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todas as unidades de saúde do nosso município estão voltadas para a campanha, o nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnostico precoce, além é claro de conscientizarmos o público feminino sobre a importância de fazer exames preventivos, como por exemplo, o toque nos seios,” disse a enfermeira Jackellinny Nunes.

Equipe da Estratégia de Saúde da Família - Passagem das Pedras.

Equipe da Estratégia de Saúde da Família – Passagem das Pedras.

Como parte da programação, as usuárias do sistema municipal de saúde participaram de várias palestras sobre a saúde da mulher que prestou orientações sobre a detecção precoce do câncer de mama, solicitação de mamografia, dança e lanche. As palestras foram ministradas pela enfermeira da unidade, Jakellinny Nunes, pelo médico Raimundo Reis, pelo nutricionista Erick Moura e enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Piauí, Izabel Cristina Borges.  As atividades foram desenvolvidas em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde, acadêmicos de Nutrição e  Núcleo de Apoio de Saúde a Saúde da Família – NASF 1F.

Foto: Marcos Valerio