AÇÃO EDUCATIVA

CAPS AD realiza ação de combate ao alcoolismo no Centro de Picos

CCOM / terça-feira, 27 fevereiro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD), promoverá ação educativa sobre alcoolismo, formas e locais de tratamento em Picos. A panfletagem será realizada na Praça Josino Ferreira, a partir das 8 horas desta quinta-feira (1º).

Segundo a psicóloga do CAPS AD Suzy Elaine Marques, a atividade integra a Semana de Combate ao Alcoolismo, iniciada no dia 18 de fevereiro. O Centro já realizou atividades internas junto aos usuários e familiares, no intuito de sensibilizá-los a respeito do tratamento do alcoolismo. “Foram enfatizadas as consequências do alcoolismo, principalmente o câncer, a etimologia, sintomas, formas de tratamento e prevenção”, conta.

O trabalho realizado pelo CAPS AD utiliza a abordagem multiprofissional a usuários que procuram o tratamento por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços ou profissionais de saúde. Com oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e grupais, orientações sobre medicamentos, atividades de redução de danos com o intuito de ajudar os pacientes que estão sofrendo em decorrência do uso abusivo de álcool ou drogas, o Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

“Durante o ano, a cidade dispõe de dispositivos, como o CAPS AD, que recebe pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas e desenvolve ações diárias de prevenção e tratamento do uso abusivo de álcool e outras drogas”, esclarece a psicóloga.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad III. Imagem de arquivo

Atualmente, o CAPS AD de Picos atende 138 usuários de álcool e outras drogas de Picos e de outros municípios do Vale do Guaribas. De 2007 até o momento, já passaram pelo Centro 951 usuários, dos quais 32 estão atualmente ativos no serviço, participando de ações de manutenção da abstinência; 23 já receberam alta por evolução do quadro clínico; 32 usuários permanecem ativos no tratamento semanal ou quinzenal, com baixos índices de recaídas e abstêmicos há pelo menos seis meses.

“São resultados muito bons, quando comparamos com outros serviços destinados ao tratamento de álcool e outras drogas”, finaliza a profissinal Suzy Elaine.