BR 316

Secretaria de Meio Ambiente de Picos explica a substituição do Nim Indiano por espécies nativas na Avenida Senador Helvídio Nunes

Galhos tocando a rede elétrica, danos nos canteiros e nas tubulações provocados pelas raízes, falta de visualização das placas de trânsito e da própria pista, além da nocividade para as abelhas, estão entre os problemas verificados pela pasta

Desde 2023 o DNIT já havia solicitado da Prefeitura a substituição do Nim Indiano por árvores de espécies nativas.

/ CCOM / segunda-feira, 24 fevereiro , 2025

A Prefeitura de Picos, através das Secretarias Municipais de Limpeza Pública e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deu início a remoção das árvores da espécie Nim Indiano (Azadirachta indica), plantadas nos canteiros centrais da BR 316, no trecho da Avenida Senador Helvídio Nunes, na zona urbana do município picoense.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sara Carvalho, explicou que arborização do local, ao longo dos anos, com o Nim Indiano, que é uma espécie nativa do Sul da Ásia, portanto invasora, tem causado vários transtornos.

“Isso por conta do seu crescimento excessivo, exigindo assim uma manutenção de poda constante, devido ao crescimento incontrolável. Com isso foram ocasionando vários problemas: o crescimento exagerado dos galhos tocando a rede elétrica, chegando a causar oscilação na energia, queimando caixa de gerador, causando vários prejuízos”, enumerou a secretária de Meio Ambiente.

Sara Carvalho informou ainda que as raízes das árvores, por conta de sua profundidade que pode chegar a 15 metros, estavam quebrando os canteiros da Avenida e destruindo tubulações.

“As copas das árvores também estavam impedindo a visualização das placas de sinalização, além de causar sombreamento na pista, dificultando a visualização no trânsito e causando acidentes”, acrescentou a gestora.

Sara Carvalho também lembrou que desde 2023 o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), por conta desses problemas, já havia solicitado a Prefeitura de Picos a substituição do Nim Indiano por árvores de espécies nativas.

Já no que diz respeito ao meio ambiente, ela informou que a presença do Nim Indiano traz prejuízo para a apicultura, tendo em vista que estudos mostram que as abelhas ao tocarem o pólen contido nas flores dessa espécie, sofrem intoxicação reduzindo assim os enxames por morte.

“Já temos implantado na Avenida algumas espécies de árvores, dentre elas o Ipê, Jacarandá e outras, como também já estamos com projeto de implantação de outras espécies vegetais com flores visando melhoramento do visual e o bem-estar da cidade de Picos”, finalizou.