S2ID

Picos sedia 2ª etapa do Capacita+ com foco no reconhecimento de situação de emergência e solicitação de recursos

Capacitação reuniu gestores de 80 municípios.

Capacitação será realizada ainda nas cidades de Paulistana (24 e 25/ 07), Dirceu Arcoverde (26 e 27/ 07) e Bom Jesus (28 e 29/ 07).

/ CCOM / terça-feira, 22 julho , 2025

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Picos, realiza ao longo desta terça-feira (22), mais uma etapa do Capacita+ “Agir Antes. Responder Melhor”, no município picoense.

O evento acontece nos turnos da manhã e da tarde no Laboratório de Informática do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), “José Almir de Sá”, que fica localizado na Rua Marcos Parente, Nº 570, Centro.

Ao todo, representantes de 80 municípios participam da capacitação, que diferente da anterior, que foi voltada para Operação Carro-Pipa, dessa vez tem o foco no S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres).

De acordo com o Coordenador de Reconhecimento Federal do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastre) da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), Frederico de Santana, essa etapa do Capacita+ é muito importante, pois, ela vai instruir e orientar os gestores municipais a como se cadastrar e utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

“Essa etapa do Capacita+ é para orientar os gestores quanto ao preenchimento do formulário de identificação de desastre. A parte teórica já foi feita na outra etapa e hoje é a etapa prática. Fizemos que os representantes dos municípios entrassem no Sistema, Sistema esse usado para elaboração de reconhecimento Federal e também para a solicitação de recursos, solicitação da Operação Carro-Pipa, execução dos recursos e prestação de contas. O objetivo foi fazer com que os representantes entendessem o fluxo do processo do início ao fim”, explicou Frederico de Santana.

Responsável pelo treinamento, o membro da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Jorimar Gomes, frisou que essa etapa do Capacita+ foi importante para conscientizar os gestores municipais da importância da criação, em cada cidade, de um órgão, ou Coordenadoria ou Secretaria, de Defesa Civil.

“Porque esses órgãos são uma porta de recursos e essa porta de recursos é através da plataforma S2ID e é nessa plataforma que o gestor faz o registro da ocorrência, faz a solicitação de reconhecimento Federal, solicita o recurso, executa o recurso também na plataforma, notas fiscais, enfim, todo processo, como também presta contas. Então nós repassamos para eles a parte prática de como utilizar esse Sistema nesse processo e isso vai fortalecer a governança municipal porque vai trazer recursos para o município, vai trazer melhorias para a população, principalmente aquela que sofre com a seca tão grave aqui no nosso Nordeste”, pontuou Jorimar Gomes.

Ele lembrou ainda que o Sistema Integrado de Informações não trabalha apenas como a seca, mas também com desastres provocados por enchentes, daí a importância, em tempos de mudanças climáticas, como se verifica hoje em dia, dos gestores estarem capacitados quanto ao S2ID, par assim recorrerem ao Governo Federal para socorrer seus municípios.

“A gente teve aqui no município esse ano uma chuva intensa. Com essa mudança climática a gente não consegue mais identificar quando e como serão os desastres. Por isso é importante o município está preparado, o município está organizado e principalmente capacitado para poder agir na hora que precisar”, destacou o membro da Defesa Civil do Rio Grande do Norte.

A secretária municipal de Defesa Civil de Picos, Camila Luz, lembrou que devido a enchente do mês de janeiro a cidade de Picos usou a Plataforma S2ID e naquela oportunidade teve o reconhecimento, por parte do Governo Federal, de situação da calamidade por conta da chuva, o que tem possibilitado a liberação de recursos, entre outras coisas, para a reconstrução de vias.

“Sabemos que aqui em Picos no começo do ano a gente sofreu com inundações, desastres e Picos já tinha o reconhecimento Federal e por meio desse reconhecimento a gente pôde solicitar recursos federais para ajudar nessa situação de emergência. E agora nós estamos ajudando a instruir outros municípios a terem esse reconhecimento e caso necessitem fazerem essa solicitação de recursos federais mediante o Sistema S2ID”, finalizou Camila Luz.

Além de Picos, essa segunda etapa do Capacita+ promovida pelo Governo do Estado, através da Sedec, será realizada nas cidades de Paulistana (24 e 25/ 07), Dirceu Arcoverde (26 e 27/ 07) e Bom Jesus (28 e 29/ 07).