EDUCAÇÃO PICOS

Professores de AEE e do ensino regular participam de formação de educação inclusiva

A formação foi dividida em dois momentos: pela manhã contemplou professores de AEE e à tarde os docentes do ensino regular. A proposta é que todos abracem a educação inclusiva.

/ CCOM / segunda-feira, 24 novembro , 2025

Neste final de semana, professores da rede municipal de Picos participaram de uma formação de educação inclusiva com o objetivo de integrar a inclusão em todos os setores escolares. A proposta vem alinhada com o sistema IPAAGS, que trabalha o desenvolvimento de alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Segundo a secretária de Educação de Picos, Mary Dantas, o Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE – vem para aprimorar o aprendizado dos alunos que necessitam de um olhar mais sensível.

“O plano vai possibilitar aos nossos professores que eles utilizem intervenções específicas para cada aluno. Ou seja, se o aluno possui algum déficit de aprendizagem, o plano vai proporcionar abordagens específicas que auxiliarão no desenvolvimento da aprendizagem desse aluno”, afirmou.

Fátima Sobrinho, psicopedagoga e representante do sistema IPAAGS, falou sobre como funcionará o projeto dentro das escolas.

“Estamos com todos os alunos cadastrados no sistema PAEE, e isso vai possibilitar ao professor uma avaliação individual de cada estudante. O professor clica no nome do aluno e sai uma sugestão de atividades a serem desenvolvidas pelas crianças. O PAEE é avaliado constantemente. Se o aluno não avança em suas habilidades, o programa é reorganizado até que ele atinja habilidades, como por exemplo a leitura. A meta é atingir 100% dos objetivos de cada aluno”, disse.

Ela destacou ainda que quando se fala de inclusão dentro das escolas ela começa do zelador/porteiro até o diretor, passando por todas as esferas. “É preciso que todos estejam comprometidos em desenvolver as habilidades de cada estudante”.

“O professor de uma sala de AEE não tem como trabalhar a inclusão sozinho. Ele precisa do apoio de todos os profissionais dentro da escola para que a educação inclusiva seja efetivada. Todos precisam contribuir para o processo de inclusão. Cada um tem seu papel, mas é preciso que um ajude ao outro”, destacou Rafaela Íris, psicóloga e professora de AEE.

Joselma Gomes, coordenadora de Educação Inclusiva falou da importância do momento para a rede municipal de Picos.

“Qual a importância desse momento? Entender qual é o papel da escola na inclusão escolar. Esse momento é para sensibilizar, para fortalecer a rede de ensino na importância de acolher, de adaptar atividades e quebrar as barreiras do preconceito e focar nas habilidades do aluno, e não nas deficiências”, frisou.

Veja as fotos: