ESCLARECIMENTO

Nota sobre as restrições à inauguração da Praça Félix Pacheco

CCOM / quarta-feira, 12 agosto , 2020

A Coordenadoria Municipal de Comunicação Social (CCom) vem a público prestar esclarecimentos acerca das medidas de restrições relacionadas ao evento de inauguração da Praça Félix Pacheco, que acontecerá às 19 horas desta quarta-feira (12), considerando o descontentamento de um jornalista proprietário de site local. Em decorrência do contexto pandêmico e da proibição de aglomeração, a Prefeitura Municipal de Picos (PMP) optou por realizar o evento de entrega da obra de reforma da referida praça de forma on-line, adotando precauções para garantir a segurança em saúde, conforme seguem:

1) comunicação acordada entre os gestores e a equipe de trabalho sobre a não permissibilidade da presença de pessoas no local, em respeito aos decretos municipais e estaduais, que proíbem aglomerações;

2) redução do número de profissionais que atuarão na transmissão on-line da programação de inauguração;

3) testagem dos envolvidos: equipe de comunicação e transmissão, prefeito, secretária responsável pela obra e entrevistados (historiador e secretário de Cultura do Estado);

4) orientação aos jornalistas da cidade e do estado para realização de cobertura de forma remota, através do acompanhamento dos links do “ao vivo”, bem como pela mediação dos jornalistas da instituição que estarão in loco.

Tais precauções são reconhecidamente necessárias nesse momento sob o imperativo de minimizar os riscos de contágio no espaço público. Ressalte-se que há possibilidade de realização de atividades, desde que não infrinjam as normatizações sanitárias. Nenhum gestor, profissional, cidadão está acima disso. Não podemos ignorar as condições atuais, nem mesmo relaxar nas restrições aos eventos, colocando vidas em risco frente às necessidades de um único jornalista, que, como proprietário de um veículo de comunicação, se manifestou incisivamente contrário às medidas de segurança. A compreensão dos profissionais de comunicação contatados clarifica a não relação com qualquer ato de censura pela PMP, como mencionado.