Direitos Humanos

Coordenadora de Direitos Humanos cumpre agenda em Brasília em busca de recursos

CCOM / quarta-feira, 24 abril , 2019

 

 A coordenadora de direitos humanos de Picos, Jovana Cardoso, cumpriu agenda de oito dias na Capital Federal em busca de recursos para políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. De acordo com a gestora, a intenção se concentrou em cimentar acordos juntos a parlamentares estaduais e federais, no que concerne a execução de projetos futuros para a referida pasta.

 

Jovana Cardoso e o senador Marcelo Castro

 

“Foram oito  dias de intensas conversas com representantes  estaduais e federais, onde apresentei minhas propostas e projetos que na prática, irão beneficiar o universo dos Direitos Humanos no município picoense”, explica a gestora.

Dentre as pautas discutidas, abordou-se a liberação de emendas parlamentares para o trato com políticas de Direitos Humanos as quais serão disponibilizadas a parir de 2020. De acordo com Jovana Cardoso, entre os parlamentares que a recebeu em Brasília, estão o senador Marcelo Castro do MDB e a deputada federal Margarete Coelho do PP.

 

Jovana Cardoso e a deputada federal Margarete Coelho

 

Na rodada de conversas de Jovana Cardoso e os parlamentares piauienses, ficou acordado que após o destacamento e liberação de emendas parlamentares a partir de setembro e outubro deste ano, a gestora picoense apresentará novamente suas propostas aos parlamentares supracitados, no intuito de concretizá-los.

Dentre as propostas e projetos elencados e apresentados nesse momento, destaca-se a implantação do Centro de Referência em Direitos Humanos de Picos, onde serão realizados serviços gratuitos ao público em geral. No projeto, o referido centro irá oferecer aos cidadão locais, serviços jurídicos diversos, entre outros.

“É um projeto antigo. Nós temos uma carência muito grande de serviços jurídicos à nossa população, sobretudo aqueles de baixa renda, onde o acesso é muito difícil. Pensando nisso, nós elaboramos todo arcabouço técnico e estamos agora aguardando a liberação das emendas parlamentares para efetivarmos tal projeto. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Picos propõe garantir assistência jurídica, assistência psicológica e assistência social à população de baixa renda local. Esse é o nosso propósito basilar”, esclarece Jovana Cardoso.

Conjecturas  

Durante sua visita à Brasília, Jovana Cardoso também conversou com Eronildes Vasconcelos Carvalho, a Tia Eron, que é hoje a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Nesse encontro, fora tratado uma possível visita de tia Eron ao município picoense, com o objetivo de que a mesma possa conhecer a realidade local em face da violência contra a mulher num contexto amplo. De acordo com Jovana Cardoso, a visita de Tia Eron ao município de Picos está condicionada à concretização de políticas públicas para o público feminino.

“Ela aceitou de pronto nosso convite. Porém, assegurou que virá a Picos quando tiver na prática, alguma política pública concreta, deixando uma semente plantada nesse sentido aqui em Picos”, acrescentou.

A gestora picoense acredita que o cumprimento de uma agenda de propostas em Brasília foi positiva, pois para a mesma, durante sua visita, foram apresentadas e discutidas propostas e projetos os quais estavam na gaveta e que a partir de agora, ganham corpo.