Movimento Gglos em parceria com o município realiza teste rápido de HIV

CCOM / terça-feira, 2 julho , 2019

Roberto Oliveira

O Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual de Picos (Gglos) em parceria a prefeitura de Picos, está realizando teste rápido de HIV em voluntários. A inciativa integra o projeto ‘Viva Melhor Sabendo’, do Ministério da Saúde. Segundo a coordenação do movimento Gglos, o objetivo é detectar pessoas com pré-disposição para o vírus e encaminhá-las ao tratamento.

O material do teste rápido é descartável

Equipe do projeto que realiza o teste rápido em Picos

O referido teste é feito de forma simples, sem cortes, sem sangue e sem dor. Durante o procedimento é retirado um pouco da mucosa do voluntário com material descartável. Em vinte minutos o resultado que aponta que o organismo é reagente para o HIV é informado à pessoa.

Equipe faz ligeiro cadastro com o voluntário antes de fazer o teste rápido

Já o resultado positivo para HIV é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos com todo sigilo e a pessoalidade devida.

O resultado de pré-disposição ao HIV sai em vinte minutos

“Essa ação consiste na realização do trabalho de prevenção do HIV através da orientação de informações, distribuição de material de sexo, além da oferta do teste rápido de HIV. Isso vai possibilitar que pessoas com pré-disposição para o vírus HIV possam ser conduzidas ao CTA para o seu devido tratamento”, explica o educador do projeto, Edmar Ferreira.

Técnico do projeto faz cadastrado de voluntário

O projeto

Criado em novembro de 2013, o projeto Viva Melhor Sabendo tem o propósito de atuar com as organizações da sociedade civil com foco nas populações-chave (gays e outros HSH; pessoas que usam álcool e outras drogas; mulheres trabalhadoras do sexo; pessoas trans e travestis) e na metodologia de educação entre pares.

Parceria com o município

Todo material que atesta que o voluntário é portador do vírus HIV é feito com sigilo e segurança no Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, sedimentando uma parceria entre o movimento LGBT e a administração municipal, a qual já dura três anos. Lá, o paciente será tratado de forma adequada e em total sigilo.

O resultado para soro-positivo para HIV é realizado pelo CTA de Picos

A prefeitura de Picos disponibiliza apoio ao projeto de forma que toda a logística e suporte físico adequado seja disponibilizado às pessoas envolvidas. Em Picos, o referido projeto funciona de forma itinerária, ou seja, a cada dia a equipe se dirige para um local pré-determinado, onde tenha grande fluxo de pessoas as quais possam participar do referido teste rápido. Hoje pela manhã, a equipe do projeto esteve na sede do Centro Administrativo de Picos e realizou mais 15 testes rápidos.