União ente os povos e religiões

Mulheres umbandistas e donas de terreiros são homenageadas em café-da-manhã

CCOM / segunda-feira, 11 março , 2019

A prefeitura de Picos, por meio da coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, realizou na manhã de hoje, café-da-manhã em homenagem às mulheres de umbanda e terreiros da cidade de Picos. o evento aconteceu no Centro Administrativo de Picos.

“A inciativa é, além de valorizar a mulher, uma espécie de união de irmandades. Somos umbandistas e mães-de-santo de vários lugares em um mesmo local, unidas e valorizadas. É muito salutar a iniciativa de Jovana Cardoso em conjunto com o prefeito Pe. Walmir”, revela a mãe-de-santo Josa de Iemanjá.

Mãe-de-santo Josa de Iemanjá.

Jovana Cardoso, coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, explanou em fala aos demais participantes, da importância em se pregar a união entre as crenças religiosas visando o bem comum, sobretudo entre as pessoas, sem distinção.

Jovana Cardoso, coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual

“Nós temos que manter a chama da união sempre acesa. As religiões não podem viver uma à margem da outra. Somos, antes de tudo, seres humanos em busca de amor, felicidade e muita paz. Portanto nosso café-da-manhã reporta isso, a união entre os povos e religiões em busca da felicidade. E a mulher, seja ela de umbanda ou não, é o começo de tudo”, destaca.

A mãe Jandira de Iemanjá, presidente da União Umbandista de Picos, concorda que o dia da mulher deve ser sugerido como um dia de festa numa dimensão ampla, posto que a mulher desempenha papel fundamental na sociedade, sobretudo quando da criação e manutenção do próprio homem. A mãe-de-santo ainda comenta sobre o preconceito em torno do Umbadismo.

De branco, mãe Jandira de Iemanjá, discursa em favor da união entre as religiões

“Àqueles que veem o umbadismo como coisa estranha, quero dizer que umbandismo é uma religião de amor, de paz e liberdade. A sociedade não deve olhar para a umbanda com viés distorcido. O preconceito está dentro de cada um e é preciso que se mude as opiniões a partir de eventos como esse, que venham evidenciar essa religião tão bonita como o Umbandismo, assim como as outras religiões o são. Aproveitando o ensejo, quero desejar a todos as mulheres, saúde e muita paz”, acrescenta.