Economia

Reunião discutiu potenciladades de mulheres empreendedoras de Picos

CCOM / sexta-feira, 7 fevereiro , 2020

 

Roberto Oliveira

 

A coordenadoria de Politicas Públicas para a Mulher de Picos, realizou na tarde de ontem, a primeira reunião para tratar da criação do projeto de produção e venda relacionado à mão-de-obra de mulheres empreendedoras local. O evento ocorreu nas dependências da própria coordenadoria.

Grupos de mulheres empreendedoras foram convocados para a discussão, onde puderam ser observadas as habildiades/potencialidades de cada grupo quando da geração de renda.

 

 

Coordenadora faz abertura da reunião

 

“Nós temos muitas potencialidades. Só precisa a gente mobilizar esses grupos”, avalia Nega Mazé, coordenadora.

A proposta tem por objetivo promover a geração de renda com a produção e a venda de tudo o que for produzido pelas mulheres participantes, além de contribuir com o aquecimento da economia local.

 

 

Reunião visa observar as potencialidades locais

 

A cozinheira Adriana Sousa, acredita que o projeto, além de melhorar a renda familiar das participantes, é uma oportunidade de montar seu próprio negócio.

“Precisamos de oportunidades para mostrarmos nosso trabalho. É melhor trabalhar para a gente mesmo. Espero botar o meu negócio para frente com esse projeto”, observa.

 

 

Cozinheira Adriana Sousa está confiante no projeto

 

A assistente técnica da vice-governadoria, Amália Rodrigues, disse que no primeiro momento, a reunião serve de base para a observação das potencialidades/capacidades que podem ser desenvolvidas por meio de cada grupo de mulheres participantes.

 

 

A assistente técnica da vice-governadoria, Amália Rodrigues, apresenta o projeto

 

“A partir dessa reunião, nós conhecemos os grupos e suas habilidades e vamos estudar a capacidade técnica de dimensionar um projeto na intenção de estabelecer uma central de produção e venda para essas mulheres”, explica Amália Rodrigues,

O projeto

O projeto de produção e venda da mulher empreendedora de Picos, propõe alcançar o maior número possível de pessoas participantes que venham produzir desde artesanato à manicure e pedicure.

 

 

Grupo que participou da reunião

 

Toda produção será aproveitada no próprio município picoense, gerando renda para as mulheres participantes, alavancando a economia local.

O município deve fornecer o local no qual as mulheres poderão produzir e vender toda produção. Em contrapartida, o Estado deve subsidiar tecnicamente as mulheres participantes.  A incitativa está acontecendo em várias cidades do Piauí com maior potencial econômico.

A produção

O projeto irá agrupar produtoras de artesanato, costureiras, cabeleireiras, confeiteiras, entre outras profissões, todas relacionadas à mão-de-obra feminina.