Parada Cultural e da Igualdade

Rodas de discussões buscam propostas junto ao movimento LGBT

CCOM / domingo, 29 setembro , 2019

 

Na tarde ontem, a Jornada LGBT discutiu com participantes, temas os quais envolveram diretamente as maiores dificuldades encontradas pelo púbico referido que são a captação de recursos, entre outros, para realização de suas ações. Por meio de rodas de discussões nas quais foram expostas opiniões e sugestões quando da captação de recurso para o movimento LGBT em âmbito de estados e municípios.

 

 

Picos é referência para o movimento LGBT

 

“A discussão da tarde de hoje foi a melhor de todo evento. Tudo debatido aqui vai reverberar nos estados e municípios dos membros participantes. Esse é o nosso principal objetivo”, explica Jovana Cardoso, coordenadora do evento.

Para membros de outros estados, no caso de Alana Vargas, oriunda do estado do Sergipe, os debates e resoluções acertadas nas rodas de discussões servirão para nortear seus passos quando da tomada de decisões visando a realização de algum evento do movimento LGBT em seu município de origem.

 

As rodas de conversas se encerram 

 

“De onde eu venho a realidade é difícil para o nosso movimento. Lá existem recursos para o público negro e idosos, por exemplos, mas para LGBT não tem nenhum tipo de recurso, configurando uma espécie de preconceito”, avalia.

Segundo o secretário geral da Associação Nordestina LGBT, Gilnei Mota, a Jornada LGBT representa um marco referencial para o movimento LGBT de todo o país. Segundo ele, um dos grandes entraves para o movimento em nível nacional diz respeito à retificação do nome social e nome civil do público LGBT.

 

As opiniões e sugestões serão levados a estados e municípios 

 

“A retificação do nome necessita de recurso financeiro. É uma ação cara e têm pessoas aqui que não podem pagar. Assim, estamos orientando essas pessoas buscarem o poder público para fazer essa mudança, além de sugerirmos que façam mutirões para arrecadar recursos para esse fim”, explica.

 

As sugestões serão registradas em documento

 

As propostas e sugestões aventadas durante todo o ciclo de palestras e debates da Jornada LGBT serão registradas em documento para que sejam apresentadas em outros estados e servir de base para decisões e realizações futuras.

As discussões fazem parte de um ciclo de palestras e debates que estão acontecendo desde o dia 27, configurando a Jornada LGBT que se encerra hoje.