COMERCIO INFORMAL

ECONOMIA INFORMAL | Ambulantes cadastrados terão novo espaço no Centro

CCOM / quarta-feira, 17 julho , 2019

Por: Batista Pereira

Quem trabalha no comércio informal, ou seja, como vendedor ambulante dos mais diversos produtos, exercendo atividade econômica informal na imediações do Centro tais como: calçadas da Rua Cel Francisco Santos, Praça Josino Ferreira e Cel Luiz Santos terão em breve um novo espaço para comercializarem seus produtos.

A Prefeitura Municipal de Picos deu um passo importante para solucionar a questão que envolve a acomodação desses vendedores ambulantes. De acordo com Rômulo Costa, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (STDECT) está sendo construído na Travessa Joaquim Santos, no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Coêlho Rodrigues um espaço com boxes em tamanhos padronizados que atenderá a demanda daqueles que tiram economia informal o sustento de suas famílias.

Rômulo Costa, gestor da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (STDECT)

– Quando estava próximo ao término da revitalização da Praça Josino Ferreira fizemos uma reunião com os camelôs e os representantes das Secretarias de Trânsito, de Meio Ambiente e o Prefeito Pe. Walmir, e lá decidimos que íamos usar a Travessa Joaquim Santos para construir um “calçadão” para os camelôs que já estavam cadastrados e ocupavam a praça -.

Rômulo Costa enfatiza que no espaço serão acolhidos cerca de 13 vendedores e a Prefeitura de Picos está padronizando o projeto, sendo que os boxes serão custeados pelos próprios vendedores.

Novo local para acomodar ambulantes no Centro da cidade

O secretário informou que a disponibilização do novo espaço para os comércio informal é uma responsabilidade do poder público, pois segundo ele, não basta só retirar das vias públicas, mas também dar condições para que ele possa exercer a sua missão de trabalhar e manter a sua família de forma digna.

José da Guia Alves de Lima, vendedor ambulante acredita no sucesso do novo espaço de comercialização

O vendedor ambulante, José da Guia Alves de Lima disse que acredita que o novo local vai dar certo, pois trata-se de um espaço no Centro da cidade e está cumprindo com o que foi acordado entre todas as pessoas que trabalham no comercio informal.

A notícia de mudança dos camelôs para um espaço adequado tem agradado também aos consumidores, pedestres e até motoristas. – A praça, após essa reforma passará a ter mais vagas para veículos, o que é muito bom, além do local ficar mais livre para circulação dos pedestres, e a ida desses abulantes para esse local será melhor para eles e para nós que precisamos de mais espaço no Centro da cidade -, comentou o aposentado João da Silva Lima que sempre tem dificuldades para cisrcular e encontrar vagas para estacionar.