Coronavírus

Tendas proporcionam segurança e dignidade aos usuários de bancos em Picos

CCOM / terça-feira, 12 maio , 2020

Roberto Oliveira

Com o advento da pandemia do coronavírus pelo mundo, inúmeras medidas de segurança dão o tom de como proceder no enfrentamento a esse mal.

Nesse sentido, a força de Decretos cujos teores orientam pessoas para o isolamento social como forma eficaz no combate à proliferação desse vírus.

Tais medidas visam eliminar toda forma de aglomeração de pessoas. Todavia, a aglomeração de pessoas existe em variados lugares, indo de encontro às normas impostas por autoridades de saúde, já que alguns serviços são considerados como essenciais, como serviços bancários e casas lotéricas, locais com maior concentração de pessoas.

Tendas 

Como forma de auxiliar as pessoas que buscam serviços bancários em suas localidades, cidades pelo país disponibilizam tendas equipadas com cadeiras e com providencial distribuição de água para usuários. A intenção é humanizar a espera dessas pessoas.

 

Usuários recebem água enquanto esperam

 

A cidade de Picos não é diferente. A iniciativa foi adotada pela prefeitura local, através da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.

“Nós estamos oferecendo para essas pessoas mais dignidade enquanto esperam por atendimento. Essa é nossa maior preocupação”, assinala Edilberto Cirilo, secretário de trânsito local.

Foram montadas ontem, três barracas/tendas, equipadas com cadeiras, além da distribuição de água para os usuários que aguardam na fila, serviços bancários. As referidas barracas foram instaladas em frente a agência da Caixa Econômica Federal, Centro, servindo também para usuários do Banco do Brasil.

 

Barracas promovem mínimo de dignidade ao usuário

 

As tendas estarão à disposição dos usuários enquanto durar a pandemia de coronavírus. As mesmas foram montadas em conformidade com regras determinadas por autoridades de saúde.

Demarcação do espaço nas filas 

Outro tema bastante discutido diz respeito à demarcação do espaço entre pessoas na filas dos bancos e outros. Segundo normas vigentes, pelo menos 1,5 metros entre uma pessoa e outra deve ser observado.

Sobre o assunto, o inspetor de trânsito local, Raimundo Nonato, afirma que a referida demarcação, diga-se nas calçadas dos bancos, é um recurso relevante e proporciona maior segurança aos usuários.

“A instalação das tendas gerou certa obediência do espaço entre as pessoas nas filas, já que as cadeiras são postas dentro conforme normas recomendadas, e as pessoas estão colaborando, gerando segurança para todos”, assegura o gestor.

Banheiros públicos

Edilberto Cirilo anuncia ainda que os banheiros públicos também estão à disposição daqueles que eventualmente possam utilizar, sobretudo na Praça Josino Ferreira.