Obra de Galeria

Após chuvas intensas, obra de galeria é testada e aprovada, e impede inundação no Balão da Bomba e ruas do bairro São José

Depois de dois dias de fortes chuvas em Picos, população reconhece os benefícios da galeria construída no final de 2021.

Galeria de águas pluviais, (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quarta-feira, 16 março , 2022

A população das imediações do balão de acesso ao bairro Ipueiras, enfrentava um problema crônico que, há muitos anos, causava transtorno em dias de chuvas intensas: O alagamento em frente ao antigo Fórum e nas imediações, chegando a atingir ruas do bairro São José. Toda essa região ficava embaixo d’água, dificultando o trânsito no local e a vida dos pedestres.

Diante dessa situação, a atual gestão da Prefeitura de Picos, em novembro de 2021, deu início à construção da galeria de águas pluviais, nas proximidades da Caixa Econômica, no bairro Bomba. A obra foi entregue no mês de dezembro do mesmo ano, trazendo melhorias significativas para a população que antes sofria com grandes alagamentos durante o período chuvoso.

Os últimos dias em Picos foram de chuvas intensas, e, com isso, foi possível avaliar que a construção da galeria foi benéfica para a população, uma vez que os moradores e comerciantes locais afirmaram que os alagamentos cessaram.

Via do entorno do balão do bairro Bomba, após as chuvas, (Foto: Roberto Oliveira)

O Prefeito de Picos, Gil Paraibano, satisfeito com o resultado da obra, explicou que assumiu o compromisso de acabar com aquele transtorno de muitos anos:

Prefeito Gil Paraibano (Foto: Isael Pereira)

“Aquela situação, que já durava anos, precisava ter fim, porque causava muito transtorno na vida dos picoenses. Assumi o compromisso e, com recursos próprios do município, resolvemos aquele problema. Com as chuvas desses últimos dias o local estaria totalmente alagado, mas não aconteceu. Sinal de que a obra foi bem feita e vamos continuar assim, trabalhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo! Afirmou o prefeito.

Para a comerciante Maria Edileusa de Sousa Andrade, que trabalha há 10 anos nas imediações da galeria, a obra trouxe melhorias, pois antes, com as chuvas, ficava tudo alagado. “Essa obra foi muito boa, porque antes, quando chovia, alagava tudo, e agora com as chuvas que deu, não tem água aqui”, afirmou Maria Edileusa.

Comerciante Maria Edileusa, (Foto: Roberto Oliveira)

O comerciante, Ruan Sousa Oliveira, destacou que a construção da galeria foi muito importante e ajudou bastante no que diz respeito ao escoamento da água para que não haja alagamentos nas vias. “Essa galeria ajudou bastante, porque os alagamentos aqui eram demais, e com essas chuvas, não alagou, ficou bem melhor”, destacou o comerciante.

Leonardo Pereira da Silva, também comerciante no entorno da galeria, ressaltou que a galeria trouxe melhorias e alertou sobre a limpeza da mesma para que continue a funcionar corretamente. “Com as chuvas que deu ontem e hoje, não vi acontecer alagamentos. Inicialmente, a galeria está cumprindo o papel dela, mas na hora da chuva, fui dar uma olhada e notei que necessita realizar a limpeza da galeria, para não entupir e continuar funcionando corretamente, mas essa obra foi bem feita”, ressaltou Leonardo Pereira.

Comerciante Leonardo Sousa Pereira, (Foto: Roberto Oliveira)

A finalidade da construção desta galeria era justamente para acabar com as enchentes e alagamentos que ocorriam nos bairros Bomba e São José. E vale ressaltar, ainda, que a obra foi realizada com recursos próprios do município, no valor de um milhão e trezentos mil reais, e possibilitou que o escoamento adequado das águas evite o transtorno que sempre trouxe, aos cidadãos, dificuldade de locomoção e risco à segurança no trânsito naquele trecho de nossa cidade.

Veja mais imagens!