Mobilização

Começou nesta segunda-feira (26), os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

CCOM / segunda-feira, 26 novembro , 2018

A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria Mulher, deu início nesta segunda feira (26), a “Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A solenidade de abertura acontece com ocupação dos principais veículos de Comunicação do município, com o tema “a violência contra as mulheres, participação dos homens no enfrentamento”.

De acordo Coordenadora Mulher, o início das atividades começaram com a ocupação da mídia local. “ Hoje vamos nos principais meios de comunicação para levar essa campanha de enfrentamento a violência contra mulher, vários grupos de enfrentamento a violência   contra mulher vão está nas rádios para debater e levar informações para os picoenses”, disse a coordenadora da mulher, Maria José do Nascimento (Nega Mazé).

Origem

Os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil.

No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 150 países participam da campanha.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” e assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.

PROGRAMAÇÃO DE 26 DE NOVEMBRO Á 10 DE DEZEMBRO DE 2018

Tema: a violência contra as mulheres, participação dos homens no enfrentamento

26/11– Abertura: ocupação da mídia, pelas entidades do movimento social.

Tema: a mulher negra e os espaços na sociedade atual.

28/11/ – a coordenadoria itinerante: bairro cidade de deus.

Tema: os tipos de violência contra a mulher conforme a lei maria da penha;

Palestrantes: dra. Maria Cecília – Promotora de Justiça da 1ª vara da comarca de Picos, e   Maria Oneide Fialho Rocha- Professora e Secretária de Planejamento de Picos.

Local: centro comunitário;

Horário: ás 19:00 horas

30/11/01/12 – ocupação da rádio cultura e da TV Picos: coordenadoria da mulher e as pastorais sociais, pastoral da juventude.

Tema: fatores que levam mulheres e jovens ao suicídio na cidade Picos

06/12 – Coordenadoria itinerante – Povoado   Altamira;

Tema; tipos de violências contra a mulher, e a participação masculina no seu enfrentamento

Palestrantes: Iohana Ingride de Carvalho Sá estagiária da defensoria e Patrick Alisson de Sousa – professor e escritor.

10/12 – (dia internacional dos direitos humanos) II fórum popular de mulheres de Picos – “círculo de conversa”

Tema; – a violência contra a mulher, os direitos humanos e a participação do homem no enfrentamento a violência.

Local: câmara de vereadores de Picos

Horário:  de 8:30 ás 12:00 horas