Enfrentamento ao feminicídio

Evento é realizado com intuito conscientizar sobre enfrentamento ao feminicídio

CCOM / quinta-feira, 2 agosto , 2018

A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria da Mulher realizou na manhã desta quinta-feira, 2, o evento de enfrentamento ao feminicídio, na Praça Félix Pacheco. Com objetivo de conscientizar a população e diminuir os índices da violência contra a mulher, a iniciativa chamou atenção de coletivos, dentre eles, o Coletivo Multiplicidade, que desenvolve intervenções e movimentos sociais na cidade de Picos.

A coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher, Maria José do Nascimento, popularmente conhecida por “Nega Mazé”, destaca que o evento propõe a conscientização sobre a lei do feminicídio para que as mulheres se fortaleçam e percam o medo de denunciar.

“Queremos fazer com que as mulheres denunciem, e que entrem no embate para que a gente possa acabar com a mortalidade de mulheres. Diante disso, queremos chamar atenção da sociedade picoense para o grande número de assassinato de mulheres, e fazer com que elas fiquem cientes sobre à lei do feminicídio e lutem pela sua aplicabilidade”, disse a coordenadora.

Nega Mazé, coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher

O ouvidor Geral do Município, Francisco Zacarias Teixeira, participou do evento e avaliou valores essenciais que o movimento leva para a sociedade combater a violência contra a mulher.

“A luta traz esclarecimento. As próprias mulheres se manifestando procurando a justiça, as entidades de apoio para elas. O foco é que elas mesmo se despertarem para que isso não aconteça mais, é inadmissível destrato que as mulheres vêm sofrendo”, avaliou.

Ouvidor Geral do Município, Francisco Zacarias Teixeira

Um dos integrantes do Coletivo Multiplicidade, Francisco Matheus, destaca os pontos positivos da realização do evento de enfrentamento ao feminicídio.

“A realização do movimento de enfrentamento feminicídio é muito importante para destacar o papel de cada cidadão na luta contra a discriminação do gênero feminino e contra as mazelas que elas sofrem de gênero só por serem mulheres, elas apanham só por serem mulheres, elas morrem só por serem mulheres, e isso tem que parar”, pontuou.

Coletivo Multiplicidade esteve presente com mensagens de apoio ao combate a violência contra a mulher

Como denunciar

Ainda conforme a coordenadora Nega Mazé, existen várias formas para denunciar. Dentre elas estão, os órgãos de atendimento à Mulher, a coordenadoria da mulher, o aplicativo Salva Maria, e Grupo de Apoio a Mulher Vítima de Violência (GAMVV), por meio do telefone 89 9 9987-7530.