Atendimento Educacional Especializado

Prefeitura de Picos oferece Atendimento Educacional Especializado para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino

/ CCOM / quarta-feira, 25 agosto , 2021

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação oferece Atendimento Educacional Especializado gratuito para crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Atendimento Educacional Especializado

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira na Creche Vó Silvina, nos turnos manhã e tarde. O agendamento é feito com a interlocução da Secretária de Educação e a direção das escolas. A creche conta auxílio profissional de fonoaudiólogos e psicopedagogos . Cerca de 70 crianças são atendidas, onde cada profissional atendem  em média seis estudantes por dias.

Creche, Vó Silvina localizada na rua Francisco Pereira, 336- centro.

De acordo com psicopedagoga, Elisiene Borges, as atividades psicopedagógicas são importantes para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Psicopedagoga, Iara Rodrigues e a psicopedagoga, Elisiene Borges.

O trabalho psicopedagógico é muito importante, requer envolvimento da família, parceria com a escola/docentes e apoio da Gestão Municipal no subsídio de recursos para que possamos fazer um trabalho de qualidade. Atuamos na prevenção e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, utilizando em nossas intervenções de estratégias psicopedagógicas a fim de superar o que dificulta o processo de aprender”, explicou a psicopedagoga.

Atividade Educacional

Para a psicopedagoga, Walkercia Rodrigues, a Secretaria Municipal de Educação deu um passo significativo em direção a melhoria no processo ensino aprendizagem. “Vemos esse projeto de atendimento clínico na Psicopedagogia como oportunidade ímpar de reduzir os impactos maléficos na aprendizagem causados pela pandemia, já que a Psicopedagogia atua em caráter preventivo, auxilia pais e educadores a trabalhar para que a criança com dificuldades consiga assimilar e desenvolver habilidades essenciais para o processo de aprendizagem”, destacou Walkercia Rodrigues.

Psicopedagoga, Walkercia Rodrigues.

Como são feitos os atendimentos

A creche recebe crianças e adolescentes de 10, 12 anos que não sabem ler palavras, frases, textos, crianças que tem vontade e capacidade, mas que por conta de múltiplos fatores ainda não conseguiram e que vão se desestimulando, passando de série por série.

Atividade Educacional.

Na primeira sessão é feito um momento de intervenção com a família; para conhecer a história de vida da criança/adolescente, como a família percebe a relação da criança com a aprendizagem e a escolarização, então é investigado as questões sociais e de saúde da criança dentre outras questões.

Na primeira sessão também é explicado como acontecem os atendimentos: a duração de cada sessão, a importância do acompanhamento educacional por parte da família, a partir daí são repassadas orientações sobre como deve ser o momento de estudos da criança e como otimizar a as suas aprendizagens em casa.