Audiência Pública

Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir Plano Municipal de Água e Esgoto

CCOM / terça-feira, 4 fevereiro , 2020

Por: Kelly Lorenna

A Prefeitura Municipal de Picos realizou na manhã desta terça-feira (04) uma audiência pública para apresentar e discutir o Plano Municipal de Água e Esgoto- PMAE. A ação aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Picos.

Audiência Pública.

De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha, o plano abrange duas dimensões, sendo elas o abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha.

“É de fundamental importância a cidade ter um plano de saneamento básico, porque isso representa saúde e cuidado com o meio ambiente”, disse Oneide Rocha.

Audiência Pública.

O plano de saneamento básico tem quatro dimensões, que são: abastecimento da água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e esgotamento das águas pluviais.

Segundo o representante da direção geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo, desde 2007 é obrigatório todos os municípios que são titulares pelo setor de salubridade elaborarem seus planos municipais de saneamento.

Representante da direção geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo.

“Para que seja regulada a questão do abastecimento de água e esgoto que hoje é operado pela Agespisa, é necessário que se tenha esse plano municipal de saneamento ou o Plano Municipal de Água e Esgoto”, explica.

O plano foi elaborado em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Água e Esgotos do Piauí, com perspectiva de 40 anos.

“Um dos critérios de avaliação para ser aprovado é estar bem encaminhado em relação ao plano e nós, atendendo a essa obrigatoriedade e a necessidade do município, já estamos discutindo e nos preparando”, ressaltou o Prefeito Municipal de Picos, Pe. Walmir de Lima.

Prefeito Municipal de Picos, Pe. Walmir Lima.

Após a audiência, o plano será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para ser votado e se tornar projeto de lei.