Sarampo e Poliomielite

Sarampo e Poliomielite: saiba sobre as doenças e como se prevenir

CCOM / segunda-feira, 30 julho , 2018

Em 2016, o Brasil recebeu certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

O que é sarampo?

O Sarampo é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de Doenças como a Pneumonia e Diarreias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

Sarampo (Foto reprodução)

O que é Poliomielite?

A Poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por Paralisia Súbita geralmente nas pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.

Tratamento.

Não existe tratamento específico para o Sarampo e Poliomielite. Em casos de Sarampo, é recomendável a administração da vitamina “A” em crianças acometidas pela doença, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. Em casos de Poliomielite, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte.

Vacina contra Poliomielite (Foto reprodução)

Prevenção.

A vacinação é a única maneira de prevenir as doenças. Em Picos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 06 e 31 de agosto, sendo o dia 18 de agosto o dia de mobilização nacional – o ‘Dia D’. Nesta campanha as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.

“O sarampo e a poliomielite eram doenças que já tinham sido erradicadas a alguns anos, porém devido a pouca procura da população com a vacinação essas doenças estão retornando. Então para evitar que isso ocorra a coordenação estadual juntamente com os municípios, estaremos realizando a Campanha de Seguimento contra Sarampo e Poliomielite em Picos” disse Valdivânia Pacheco, coordenadora de imunização de Picos.