Conselho Municipal de Meio Ambiente

SEMAM realiza reunião extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente

CCOM / quarta-feira, 22 agosto , 2018

Por Maycon Brenno

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) realizou na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, reunião extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). A reunião teve como propósito apresentar a prestação de contas da SEMAM, com o detalhamento de gastos da Secretaria para os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, como também os andamentos dos processos.

Presidido pelo Presidente do Conselho de Meio Ambiente, Filomeno Portela, o encontro trouxe ainda a nomeação da nova representante da SEMAM, Clarisse Gonçalves Portela, como integrante do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A nomeação foi solicitada pelo próprio Presidente do COMAM, Filomeno Portela, junto ao Conselho do Fundo Municipal de Meio Ambiente, sendo a mesma aprovada para a função.

Segundo o membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Paulo Victor de Oliveira, representante da Universidade Federal do Piauí, o conselho foi criado com a intenção de tratar e fiscalizar as questões ambientais da cidade. “O Conselho do Meio Ambiente aqui de Picos foi criado para justamente tratar das questões ambientais do município e as políticas públicas que devem ser destinadas para essa temática, então o conselho trabalha no intuito de fiscalizar como é que essas políticas públicas estão sendo feitas, fiscalizar e julgar os processos de agressão ao meio ambiente e danos ambientais”, frisou.

O conselheiro Pedro Paulo Bezerra, representante do Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância do Conselho para o município. “A intenção primordial do conselho é que as pessoas, a população geral de Picos, desperte a consciência de estar atuante com os gestores, de desempenhar suas funções, contendo a questão da reponsabilidade com o meio ambiente, tendo ética, cuidando das praças, o cuidado com o lixo, são alguns exemplos, então é essa intenção, despertar nas pessoas esse cuidado maior com o meio ambiente”, disse.

A representante da SEMAM, Clarice Gonçalves Portela, destacou as decisões da reunião. “A gente colocou uma forma para prestação de contas, apresentar o que entra na Secretaria, no fundo do Meio Ambiente, os gastos que temos, debatemos também os processos que o próprio conselho julgou, os que estão sendo cumpridos, o que está faltando, sobre os novos processos a serem julgados, e também a nomeação de uma nova representante da Secretaria”, afirmou. Conforme o cronograma do COMAM, as próximas reuniões acontecem nos dias 12 de setembro, 10 de outubro, 14 de novembro e 12 de dezembro de 2018. A participação dos conselheiros é fundamental para o bom andamento das atividades.